PSDB – RS

CPI do BNDES convoca sobrinho de Lula

14072011ac1691a-300x200Brasília (DF) – A CPI que investiga as operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, nesta quarta-feira (9), a convocação do empresário Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho da primeira mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para prestar esclarecimentos aos deputados. As informações estão na edição de hoje da revista Veja.

O requerimento para a convocação de Taiguara foi feito pelos deputados João Gualberto (PSDB-BA) e Arnaldo Jordy (PPS-PA).

De acordo com a publicação, o empresário ganhou contratos de obras após o ex-presidente Lula ter viajado, com dinheiro da Odebrecht, para negociar transações para a empreiteira. Taiguara foi convocado para esclarecer a participação da empresa de engenharia Exergia Brasil, de propriedade do empresário e contratada pela Odebrecht na ampliação e modernização da hidrelétrica de Cambambe, em Angola.

O acerto entre as partes foi formalizado no mesmo ano em que a construtora conseguiu um financiamento no BNDES para realizar esse projeto na África. Segundo a reportagem, funcionários do governo e executivos de empreiteiras costumam identificar Taiguara como “o sobrinho do Lula”.

Tráfico de influência

Mais de 30 requerimentos de documentos relacionados às operações do BNDES com empresas nacionais e estrangeiras foram aprovados na semana passada. Dois deles, também de autoria dos dois deputados, se referem às relações de Lula e a Odebrecht em obras fora do país. Se aprovados, os parlamentares devem receber cópias dos autos de investigação que apuram suspeitas de tráfico de influência do ex-presidente.

Leia aqui a matéria na íntegra.

Ver mais