Muitos trabalhadores rurais enfrentam dificuldades para comprar um imóvel rural através de financiamento, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Devido aos problemas e frustrações que os agricultores estão enfrentando, nesta quinta-feira (28), os parlamentares da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, aprovaram por unanimidade, um requerimento de audiência pública de autoria do deputado Pedro Pereira (PSDB).
Segundo o parlamentar tucano, a burocracia e as exigências impostas pelo Governo Federal são cada vez mais prejudiciais aos agricultores que procuram o financiamento. “Quando foi criado no governo FHC, o Programa Banco da Terra, atingia milhares de agricultores em todo o Brasil. Após o PT assumir o governo, o nome mudou para o Programa Nacional de Crédito Fundiário e hoje, atinge um pequeno grupo, em função das exigências do teto de financiamento e do limite patrimonial. É preciso reformular o programa e desburocratizar esse processo”, explicou Pereira.
A audiência pública ocorrerá em outubro na Assembleia Legislativa, mas não há um data definida. Será discutido também uma possível implantação de uma linha de crédito específica no Estado. O debate deve reunir representantes de órgãos públicos estaduais e federais, sindicatos rurais, e demais entidades ligados ao setor agrário.
O requerimento foi aprovado pelos deputados Adolfo Brito (PP), Regina Becker Fortunati (REDE), Zilá Breitenbach (PSDB), Aloísio Classmann (PTB), Edson Brum (PMDB), Elton Weber (PSB), Gilmar Sossella (PDT), João Reinelli (PV), Pedro Pereira (PSDB), Sérgio Turra (PP) e Vilmar Zanchin (PMDB).
Texto: Rafael Ribeiro / Jornalista MTE 17665
Foto: Vinicius Reis / ALRS