PSDB – RS

Dar atenção às crianças na fase inicial de desenvolvimento significa investir no futuro, diz Adilson Troca

Rio Grande, São José do Norte e Capão do Leão aderiram ao programa

O programa Criança Feliz, do Governo Federal, integra ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça e cultura para atender gestantes e famílias com crianças de zero a três anos ou crianças com deficiência até seis anos. O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado a aderir ao programa, que foi lançado nesta segunda-feira (10), no Palácio Piratini.

A atenção às crianças em fase inicial de desenvolvimento foi saudada pelo deputado Adilson Troca (PSDB). “Boas atitudes devem ser sempre saudadas e valorizadas. Cuidar das crianças é proteger o futuro, permitir oportunidades e investir na vida. Esse anuncio é muito importante e merece todo nosso apoio a atenção”, avalia.

O ministro Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, disse que o Primeira Infância Melhor é o modelo do Criança Feliz. “Não faltará dinheiro para o Criança Feliz. O ministério vai custear o programa. Será pago R$ 65,00 por criança visitada ao mês, fora os recursos destinados aos profissionais que farão as visitas domiciliares. Os prefeitos não precisam se preocupar”, garantiu o ministro.

O governador José Ivo Sartori salientou que o lançamento do programa Criança Feliz em solo gaúcho reafirma a importância do trabalho integrado e conjunto. “Principalmente na gestão pública, para fortalecer as ações voltadas ao cuidado e à atenção em saúde, educação e proteção, nos primeiros anos de vida das nossas crianças”, afirmou.

Na primeira fase, 72 municípios gaúchos aderiram ao aderiram ao programa. O público alvo são: gestantes; crianças de zero a três anos e suas famílias, beneficiárias do Bolsa Família; crianças com deficiência, de até seis anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), incluindo as vítimas de microcefalia por zika vírus; e a criança de até seis anos, afastada do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

Ver mais