O roteiro realizado pelo continente europeu em busca do fortalecimento de vínculos culturais e de negócios terminou na sexta-feira (19), em Hamburgo, na Alemanha. Os integrantes da missão oficial do Rio Grande do Sul participaram de audiência com a direção da Fraport. O grupo empresarial germânico administra o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, via concessão até 2042.
A deputada estadual Delegada Nadine (PSDB) acompanhou a última agenda da missão oficial. “Nosso trabalho aqui teve como objetivo atrair novos investimentos que resultem na criação de mais trabalho e renda aos gaúchos”, disse a parlamentar tucana.
A Fraport prevê aumentar o número anual de passageiros de modo gradual, de 8 milhões para 22 milhões, até o fim do contrato. A ampliação da pista, para pousos e decolagens, foi executada em 2022: 3,2 km de extensão. Novas possibilidades de investimentos pautaram o encontro.
Em seguida, durante reunião com executivos da Nordex, foram abordadas as condições para que se promova a fabricação, no Rio Grande do Sul, de itens manufaturados pela empresa desenvolvedora de turbinas utilizadas em parques eólicos. No Brasil, o grupo emprega 1.200 trabalhadores e possui 1.000 aerogeradores instalados em um total de 19 parques. Fernando Tamayo, executivo da Nordex, refere-se as redes de transmissão do Estado, com folga de 8 gigawatts, como um dos grandes trunfos, considerando como “crescimento da atividade eólica gaúcha nos próximos anos”.
*Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa.
Foto: Divulgação