A deputada Delegada Nadine (PSDB) está participando da missão oficial do Rio Grande do Sul no Japão e na China, até o dia 27 de novembro, liderada pelo governador Eduardo Leite. A viagem busca fomentar o desenvolvimento sustentável, a resiliência climática e a ampliação de negócios, promovendo parcerias estratégicas e inovação tecnológica.
No Japão, a deputada visitou o Metropolitan Area Outer Underground Discharge Channel, em Saitama, conhecido como “Catedral Subterrânea”, destacando a eficiência da estrutura no controle de enchentes. “Estamos aprendendo com essas tecnologias avançadas para pensar em soluções aplicáveis ao nosso Estado”, afirmou.
A deputada participou de agendas na sede da Toyota, discutindo a ampliação da montadora no Estado e tecnologias sustentáveis. Além disso, esteve na Embaixada Brasileira e na Shizen Energy, onde foi firmado um acordo para estudos de viabilidade de um parque eólico offshore no litoral gaúcho, com potencial para produção de hidrogênio verde.
Como presidente da Frente Parlamentar sobre Mudanças Climáticas, Nadine reforçou a relevância das pautas ambientais para o Rio Grande do Sul. “Projetos como o parque eólico podem colocar o Estado na vanguarda da transição energética. Esses encontros serão fundamentais para aprimorar estratégias de resiliência climática no Rio Grande do Sul, alinhando desenvolvimento econômico e preservação ambiental.”, destacou.
A agenda da comitiva também incluiu reuniões com lideranças e especialistas em tecnologias limpas e energias renováveis, evidenciando o compromisso do Estado com a sustentabilidade. Nos próximos dias, a deputada participará de visitas ao Instituto Nacional de Pesquisa para Ciências da Terra e Prevenção de Desastres Naturais e ao Centro Internacional de Gestão de Riscos Hídricos, ambos no Japão.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)
Fotos: Divulgação