A deputada Delegada Nadine (PSDB) está na China como parte da missão oficial do Rio Grande do Sul no Japão e na China, liderada pelo governador Eduardo Leite. A iniciativa, que se estende até 27 de novembro, busca promover o desenvolvimento sustentável, a resiliência climática e a ampliação de negócios por meio de parcerias estratégicas e inovação tecnológica.
Após cumprir compromissos no Japão, onde participou de agendas na Toyota, na Embaixada Brasileira e na Shizen Energy – incluindo um importante acordo para estudos de viabilidade de um parque eólico offshore no litoral gaúcho –, a deputada destacou a relevância das discussões no país asiático. Entre as visitas, chamou atenção o Metropolitan Area Outer Underground Discharge Channel, em Saitama, infraestrutura exemplar no controle de enchentes.
Já em solo chinês, a deputada esteve na multinacional Huawei. A estrutura tem ainda uma reprodução de diversas culturas para ambientar os pesquisadores. Depois, visitou o quarto maior porto do mundo, o Yantian, em Shenzen. “Trata-se de um modelo de logística avançada. Estivemos também na BYD, montadora de veículos sustentáveis portadora de avançada tecnologia”, afirmou Nadine.
A missão tem reforçado o posicionamento do Rio Grande do Sul como protagonista em iniciativas sustentáveis e inovadoras, conectando o Estado a centros globais de tecnologia e negócios. A agenda segue com compromissos voltados à troca de experiências e à atração de investimentos que possam beneficiar os gaúchos.
Fotos: Mauricio Tonetto