Nesta quarta-feira (8) foi realizada a sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, na Assembleia Legislativa. Durante a cerimônia foi entregue o Troféu Mulher Cidadã para personalidades femininas que se destacaram em áreas como a defesa dos direitos da mulher e combate à violência, cultura, promoção da participação política das mulheres e comunicação. Os trabalhos foram comandados pela vice-presidente do Parlamento, deputada Delegada Nadine (PSDB). Participaram autoridades, entre as quais, representantes do Tribunal de Justiça do Estado e da Procuradoria-Geral de Justiça.
Delegada Nadine iniciou seu pronunciamento mencionando a trajetória da homenageada pela Bancada do PSDB, a delegada Cristina Machado Pires Ramos. A parlamentar ressaltou que o reconhecimento do papel das mulheres na sociedade é uma luta de todos, que “precisam caminhar lado a lado”, para superar as desigualdades. Em sua visão, as mulheres têm a força de modificar o ambiente em que atuam e, mesmo assim, são minoritárias nos espaços decisórios. Citou o exemplo do próprio Parlamento gaúcho, que têm 11 deputadas, embora a população feminina no Rio Grande do Sul seja de 52%. Ela defendeu a união entre as mulheres, a prática da sororidade e alertou para os avanços representados pela Lei Maria da Penha, reconhecendo, ao mesmo tempo, que é preciso avançar ainda mais no combate à violência contra as mulheres.
A Bancada do PSDB indicou a delegada Cristiane Machado Pires Ramos para receber o Troféu Mulher Cidadão, na categoria “Defesa dos direitos da mulher e combate à violência contra mulheres”. Cristiane nasceu em 1981 e é natural de Santiago. Cursou Ciências Jurídicas e Sociais entre os anos de 2000 e 2006, na Universidade Federal de Santa Maria. Em 2003, ingressou no Ministério Público do Estado, onde atuou até 2012, quando foi nomeada para dar início ao Curso de Formação de Delegados de Polícia na Academia da Polícia Civil, em Porto Alegre. Atuou em Delegacias de Pronto Atendimento da região metropolitana e da Capital. Em janeiro de 2019 assumiu a titularidade da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa de Porto Alegre, atuando com foco na prevenção e combate às violações de direitos da população maior de 60 anos. Criou o projeto Acolher 60+, de reestruturação da Delegacia do Idoso, para melhorar o atendimento ao público e o conforto dos servidores policiais. Integra o Conselho de Ética da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul e é vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do Estado.
Fotos: Paulo Garcia e Guerreiro | Agência AL/RS