Com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a dengue avançou em todas as regiões do Brasil nas últimas duas semanas. No início do mês de fevereiro foram notificados mais de 170 mil casos da doença, diante dos 73 mil registros fechados até o dia 23 de janeiro, como revela reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada nesta terça-feira (1). O número representa um aumento de 130% nos casos que, contabilizados, chegam a cerca de 200 confirmações de dengue por hora.
Segundo o jornal, considerando os dados até o dia 6 de fevereiro, foram notificados 170.103 casos da doença no Brasil ante os 73.872 registros no balanço fechado em 23 de janeiro. Em relação ao ano passado, que teve recorde histórico de notificações, também houve aumento no número de registros: foram 116.452 no mesmo período.
O deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE) relaciona os casos da doença com a falta de saneamento básico em diversas localidades do país. “Essas regiões mais afetadas têm uma relação direta com a falta de coleta de esgoto e com a falta de urbanização e saneamento básico. Chega a soar agressivo contra a população quando você pede para o cidadão cuidar e não manter água aparada, e abre a porta de casa e tem um canal aberto de esgoto, de água acumulada por todos os lados. Então, há uma relação direta. Os governos tem negligenciado esse problema ao longo dos anos”, afirmou.
Apesar de o Ministério da Saúde anunciar medidas de mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue – o deputado acredita que a movimentação é estratégia de publicidade para o governo se promover.
“Após o surto já estar deflagrado, o governo tenta fazer campanhas publicitárias muito mais pra tentar enganar a população e passar a impressão que está fazendo alguma coisa, do que efetivamente ter feito ao longo dos anos. Então, fazer agora não passa de uma peça publicitária, e o efeito disso, infelizmente, a gente sabe que será limitado.”
A região Sudeste lidera em registros de casos de dengue, com 96 mil relatados, seguido pelo Nordeste, com 25 mil, o Centro-Oeste também com 25 mil, a região Sul apresentando 13 mil casos e o Norte do país com 9 mil relatos de dengue confirmados.