A Comissão Especial dos Direitos da Mulher da ALRS, realizou na manhã de quinta-feira (10) sua primeira reunião, quando foram aprovados 11 requerimentos. Entre as proposições aprovadas estão as indicações da deputada Zila Breitenbach (PSDB) para a vice-presidência da Comissão e da deputada Any Ortiz (PPS) para a relatoria.
A comissão aprovou também sete audiências públicas para tratar de temas como: o Plano Nacional de Políticas para Mulheres, o atendimento às vítimas de violência e a notificação compulsória no Sistema Único de Saúde, além da situação da Rede Lilás nos municípios de Porto Alegre, Vacaria Alegrete, Rio Grande e Canoas.
Os deputados presentes ainda aprovaram também a realização de uma visita a duas instituições consideradas referência no atendimento à mulher vítima de violência: a Casa Abrigo do Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência Patrícia Esber e a Delegacia da Mulher de Canoas.
Presidida pela deputada Stela Farias (PT), a Comissão Especial dos Direitos da Mulher abordará os mais diversos aspectos das políticas voltadas às mulheres no Rio Grande do Sul, verificando seus desdobramentos e a aplicação dos programas e ações específicas nas mais diversas regiões do Estado.
A deputada Zilá, que é procuradora adjunta da Procuradora Especial da Mulher da Assembleia do Rio Grande do Sul e também representa a casa no programa do Estado Rede Lilás, enfatiza a importância da Comissão para tratar assuntos referentes a questão de gênero. “Além de trabalhar na prevenção da violência contra a mulher, da rede de atendimento a estas mulheres, também precisamos debater a participação da mulher na política e no mercado de trabalho”, avalia a parlamentar.
Assessoria de Comunicação Social- Gabinete da Dep. Zilá Breitenbach (PSDB)