PSDB – RS

Deputada Zilá recebe Troféu Destaque AGL 2015 – categoria Político

Créditos: Vinícius Reis/Presidência ALRS
Créditos: Vinícius Reis/Presidência ALRS

A Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL) promoveu no último domingo (29) o evento para homenagear empresas, entidades públicas e privadas, e políticos que trabalham em prol do fortalecimento do setor leiteiro. A confraternização aconteceu no auditório Guaíba do Hotel Deville, em Porto Alegre, quando foram entregues 30 troféus destaques em diversas categorias.

A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) recebeu o Troféu Destaque Político 2015, ao lado de cinco dos seus colegas. “Conhecedora da importância da cadeia leiteira para a economia do nosso Estado, quando prefeita trabalhei estimulando a profissionalização e o aumento da produção leiteira em Três Passos. Como deputada, e membro titular da Comissão de Agricultura, sigo batalhando pelo fortalecimento do setor”, argumenta a parlamentar.

Para a deputada um dos projetos de lei de maior relevância para o setor, que passou por maus momentos nos últimos anos, diz respeito a coleta e ao transporte do leite no Rio Grande do Sul. “A partir de sugestão do Instituto Gaúcho do Leite, participei junto com os outros deputados da construção e apresentação de um projeto de lei que contemplava regras para a coleta e o transporte do leite. Participei também de reuniões com o governo do Estado, que acabou apresentando um novo projeto com o mesmo teor. Após conversar com o sec. de Agricultura, Ernani Polo, apoiei a iniciativa uma vez que no meu ponto de vista o projeto do governo está mais abrangente, tendo em vista que regula todos os elos da cadeia leiteira”, explica Zilá.

O PL busca coibir irregularidades investigadas pela operação Leite Compen$ado, do Ministério Púbico e Polícia Civil, e contempla a produção, coleta, transporte e comercialização do leite cru, concentrando a fiscalização e o controle em todas as fases em apenas uma lei. O projeto foi encaminhado em regime de urgência, devendo ir direto ao Plenário para votação.

A premiação é organizada anualmente pela AGL, e tem o objetivo de reconhecer ações de entidades, empresas e pessoas que demonstram uma atitude comprometida com o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Estado.

O presidente da AGL, Ernesto Krug, em seu pronunciamento fez um resumo das atividades da associação e da situação atual do mercado de laticínios. Foram 30 destaques sendo: 02 Mestres; 07 Méritos; 01 Amigo Laticinista; 12 Destaques Empresariais; 06 Destaques Políticos e 02 Destaques Especiais.

*Da assessoria da deputada

Ver mais