Adilson Troca concedeu entrevista ao programa Diálogo Parlamentares. A atração está disponível no YouTube da Assembleia Legislativa.
O ex-deputado estadual Adilson Troca (PSDB) participou na semana passada do programa Diálogo Parlamentares, da TV Assembleia Legislativa, para falar da sua trajetória política. Troca foi o primeiro vereador eleito pelo PSDB no Sul do país, em 1988, após a fundação do partido. Foi vice-prefeito da cidade de Rio Grande, sua terra natal, e secretário municipal de Obras.
Em 1998, concorreu pela primeira vez a deputado estadual e foi eleito para o primeiro mandato, do total de cinco que assumiu, em sequência, até 2018. Neste período, também foi secretário estadual do Meio Ambiente, no governo de Germano Rigotto (MDB), e desempenhou a liderança partidária e de bancada, além de ser o relator das leis orçamentárias ao longo do governo de Yeda Crusius (PSDB). Na última Legislatura, ficou na suplência da Bancada do PSDB.
Troca é autor de 26 leis estaduais, entre elas: a certificação de produtos agrícolas; a política de redução de danos na prevenção do HIV, o passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência; o parcelamento do valor do IPVA em atraso; a política de combate às drogas nas escolas; o teste do pezinho obrigatório e gratuito; e a política de desenvolvimento sustentável na pesca.
Também se destacou no Parlamento gaúcho trabalhando em apoio à doação de órgãos. “Atuei como presidente na Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, da Assembleia Legislativa, entre 2005 e 2018. Neste período houve um crescimento nos transplantes do Rio Grande do Sul. Isso foi resultado da união entre Poderes e entidades que tratam do tema”, concluiu.
Texto e foto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)
Assista ao vídeo com a entrevista do ex-deputado estadual Adilson Troca: