PSDB – RS

Deputados aprovam projeto que concentra ações direcionadas para minimizar os efeitos da estiagem no RS

Para favorecer as ações que minimizam os efeitos da estiagem no Estado, os deputados estaduais aprovaram nesta quinta-feira (18), durante sessão plenária virtual, o Projeto de Lei 125/2020, do governo gaúcho, que centraliza na Secretaria Estadual de Obras e Habitação a competência para construção de barragens e dispõe também sobre às atribuições de planejar, coordenar, executar e fiscalizar o programa de Saneamento para Pequenas Comunidades, que envolve a perfuração de poços e construção de módulos sanitários. Essas ações estavam divididas entre as secretarias da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e do Meio Ambiente e Infraestrutura. A centralização vai ajudar na agilidade dos projetos direcionados à irrigação e saneamento.

Com base em análise da assessoria técnica do partido, os deputados que integram a Bancada do PSDB acreditam que a Secretaria de Obras e Habitação possui expertise para desenvolver programas e executar obras de perfuração de poços tubulares profundos destinados à captação de água subterrânea, implantação de redes de abastecimento e reservatórios de água. Além disso, a Secretaria tem experiência na execução de esgotamento pluvial, especialmente para o atendimento de pequenas comunidades. “Diante dessa constatação, se mostra mais eficiente a concentração e a interligação de atribuições em uma única Secretaria”, avaliou o deputado Mateus Wesp, líder da bancada.

Outra matéria aprovada foi o relatório final da Comissão Especial sobre a Situação da Cadeia Produtiva da Música e da Cultura Gaúcha (PR 8/2020). O texto é do líder partidário tucano, deputado Luiz Henrique Viana. No relatório consta uma série de propostas ao Executivo, ao Legislativo e à sociedade civil organizada na busca de soluções e para superação dos desafios que entravam o crescimento do setor cultural. “A comissão, coordenada pelo deputado Luiz Marenco (PDT). fez um mapeamento das atividades culturais importantes”, destacou.

Também foram aprovados os seguintes projetos: PL 366/2019, que denomina “Trevo Beato João Schiavo” a interseção de acesso ao distrito de Fazenda Souza, na RSC 453, no município de Caxias do Sul; PL 123/2018, que altera a Lei n.º 13.394, de 24 de março de 2010, que institui, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, “Semana Estadual do Idoso”; e PL 52/2019, que estabelece a promoção de ações que visem à valorização de mulheres e meninas e a prevenção e combate à violência contra as mulheres.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Ver mais