Na opinião do deputado Adilson Troca, presidente do PSDB-RS, “a Petrobrás é um patrimônio nacional que foi violentado por uma péssima gestão. Vimos seu valor de mercado ser drasticamente reduzido e não pararam de surgir novas denúncias de corrupção e de superfaturamento. A CPI proposta por Aécio será o caminho para a redenção da Petrobrás. Através de uma investigação séria será possível dar um basta no desrespeito com a empresa que vem sendo tratada pelo governo federal e recuperá-la enquanto é tempo”.
O deputado Jorge Pozzobom, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa do RS, disse que a Petrobrás, muito mais do que um patrimônio econômico, é um patrimônio moral do povo brasileiro. Por isso, é nosso dever abrir a caixa preta que o PT fechou dentro desta estatal. O PSDB, como oposição séria e responsável, vai mostrar os erros e apontar a solução. O nosso presidente Aécio Neves tem o apoio integral da Bancada do PSDB do Rio Grande do Sul.
Para a deputada Elisabete Felice, o senador Aécio conseguiu unir a oposição para investigar um problema que há tempos vinha se arrastando. “ Essa é a hora de mostrar e averiguar o que realmente existe de irregularidades na Petrobrás” ,disse.Segundo a deputada, o governo tem que esclarecer a população brasileira sobre o que está acontecendo no escândalo da compra da refinaria Pasadena. “ Aprovo a ação e iniciativa do senador Aécio em propor a criação da CPI que investiga a Petrobrás”, afirmou.
A deputada Zilá Breitenbach afirmou que “os casos denunciados em relação a Petrobrás são gravíssimos. Destacam a imagem da presidente como má gestora. O PSDB já havia denunciado há dois anos em um congresso esta situação. A companhia em pouco mais de três anos perdeu cerca de 70% de seu valor de mercado. Uma empresa que já foi a 12ª maior do planeta há cinco anos, caiu para o 120º lugar atualmente. É fundamental uma investigação para que todos saibam onde este dinheiro foi parar!”
Na opinião do deputado Lucas Redecker, líder do PSDB na AL/RS, “os governos Lula e Dilma conseguiram quebrar a Petrobras. A empresa estava entre as mais valiosas do mundo e hoje não vale nem a metade do que já foi. Muito me surpreende a presidente Dilma dizer que autorizou a compra de uma refinaria porque os documentos eram incompletos. Isso é o fim e uma irresponsabilidade. Que bom que será instalada uma CPI para investigar tudo isso”.