Objetivo é dar visibilidade ao tema, discutir os avanços na luta contra a doença e qualificar o quadro funcional
Ao longo desta sexta-feira (30), profissionais de Saúde da Rede Básica, estudantes e usuários estão reunidos na Universidade Franciscana (UFN) para debater um assunto que, muitas vezes, ainda é tabu, mas que precisa ser discutido: o HIV e a Aids. A atividade é promovida pela Prefeitura e dá início, no Município, às ações alusivas à campanha Dezembro Vermelho, que é dedicada à prevenção e à promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.
Diferentes profissionais, entre médicos, enfermeiros, infectologistas e psicólogos participarão dos debates, que incluem temas como Prevenção Combinada, as novas tecnologias para prevenir o HIV e a Aids, estratégias de vinculação e adesão ao tratamento, entre outros temas. O evento tem o objetivo de dar visibilidade ao tema, discutir os avanços na luta contra a doença e qualificar o quadro funcional.
O prefeito Jorge Pozzobom, a secretária adjunta de Saúde do Município, Eliane Socal, e outros gestores da pasta participaram da abertura do evento, junto a representantes da UFN. Na oportunidade, o chefe do Executivo destacou que a Saúde é prioridade absoluta na sua Gestão e reforçou a importância da informação e do trabalho das Unidades de Saúde do Município para reduzir os índices da doença.
“A informação é essencial e as nossas unidades têm papel fundamental nesse sentido. Estamos crescendo na adesão ao Programa Saúde na Escola e, através dele, levamos informação e cuidado a nossa população. Temos dados sobre esse assunto, por isso, temos que seguir trabalhando em políticas públicas permanentes para enfrentarmos essa situação”, ressaltou o chefe do Executivo.
Durante a abertura, a secretária adjunta apresentou dados sobre a doença, com relação, entre outros, à transmissão vertical e sobre novos casos, que têm sido recorrentes, principalmente, entre os homens.
“Precisamos trabalhar com empatia e em conjunto, para avançarmos e buscarmos melhorias. Precisamos investir na prevenção, trabalhar com a informação e incentivar as ações do PSE, pois mudamos nossa postura por meio da informação”, complementou Eliane.
“Queremos discutir e aprender mais e incentivar a luta contra o preconceito e o estigma”, ressaltou a coordenadora da Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais do Município.
AÇÃO SOCIAL
Além da atividade desta sexta-feira, neste sábado (1º), uma ação social será realizada também em alusão à campanha Dezembro Vermelho. A atividade ocorre na Praça Saturnino de Brito, a partir das 13h, e contará com realização de testes rápidos, distribuição de material informativo e orientações de Saúde.
Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria