PSDB – RS

“Doce: A nossa grande história” em Pelotas

Encerrada no domingo (18), a 25ª Fenadoce registrou 281 mil visitantes e 2,26 milhões de doces vendidos. O quindim ficou no topo da lista. Esta edição, que homenageou as raízes culturais e as doceiras de Pelotas com o tema “Doce: A nossa grande história”, superou as expectativas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Os números ultrapassaram os do ano passado, quando foram contabilizados 271 mil pessoas e 2,1 milhões de doces.

Para a 26ª edição, as datas já foram anunciadas: de 30 de maio a 17 de junho. “Mesmo em épocas de crise financeira, o sucesso deste ano se deve ao tema, à concepção artística, aos espaços que se consolidaram como a Feira da Agricultura Familiar e o Wombo Combo. Já estamos atrás de recursos para 2018. Queremos fazer uma drenagem para melhorar o estacionamento”, disse a conselheira gestora da CDL, Vanisse Krause.

O estande da Prefeitura nesta edição foi temático com os personagens da campanha Seja Doce com Pelotas. As recepcionistas informaram aos visitantes sobre como manter a cidade limpa. Muitas crianças aproveitaram para tirar fotos com miniaturas dos docinhos, como o Ninho e o Pastel de Santa Clara. O local foi palco de ações das secretarias municipais, como o lançamento do Carnaval 2018 e do roteiro acessível e do guia de informações turísticas em braile. A Prefeitura também disponibilizou um contêiner na entrada da feira que recebeu lixo eletrônico.

Novidades como o espaço Arte do Doce, produzido pelo artista plástico Madu Lopes, atraíram turista de todo o país e também do exterior. A maioria veio de Porto Alegre e da região turística Costa Doce. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), foram 575 ônibus de excursões com 25.630 pessoas – contra 450 excursões e 15 mil pessoas no ano passado. A Fenadoce também oportunizou a visita gratuita de 35.200 alunos e professores da rede pública de ensino da região.

Nos 19 dias do evento, foram 621 apresentações através do projeto Fenadoce Cultural. O Festival de Gastronomia trouxe chefs renomados, divulgou o potencial do polo gastronômico regional e promoveu 26 palestras e aulas show no Fórum Gastronômico. Já a Feira da Agricultura Familiar reuniu 51 estandes – quase o dobro de 2016 – de 35 municípios do Estado. Outras atrações foram o espaço de cultura pop e games Wombo Combo, e a promoção Seu Ingresso Vale Mais, que troca vantagens em lojas cadastradas até o dia 25 de junho. Mais informações em www.fenadoce.com.br/seuingressovalemais.

Feira impacta a economia da cidade

A Sdet fez uma sondagem com mais de 30 estabelecimentos no Centro de Pelotas e na Praia do Laranjal sobre o impacto econômico durante a Fenadoce. O comércio apontou aumento de até 60% nas vendas, principalmente no setor gastronômico, com destaque para as doçarias.

No setor de hospedagem, a movimentação foi maior nos finais de semana, com ocupação entre 80% e 100%.

Ver mais