Brasília (DF) – O dólar voltou a subir nesta quinta-feira (24), chegando a passar a marca dos R$ 4,24 e registrando alta de 1,24%. Foi a maior cotação da história da moeda frente ao real. A falta de confiança na economia brasileira tem provocado também fortes variações no mercado de juros futuros. As informações são do portal G1.
De acordo com a reportagem, a primeira vez na história em que o dólar ultrapassou a cotação de R$ 4 foi nesta semana foi, por preocupações com o ajuste fiscal no Brasil e com a possibilidade do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, elevar a taxa de juros do país.
Se isso acontecer, os EUA se tornam mais atrativos aos investimentos, e pode haver uma forte saída de dólares do Brasil – seguindo o princípio da oferta e da procura, quanto menos dólares à disposição, mais caros eles ficam.
Um operador de uma corretora nacional informou à Reuters que a situação é uma “sinuca de bico”. “Recessão com inflação é uma espiral perigosa e, se não sairmos rapidamente disso, pode ser desastroso. E as chances de isso acontecer são cada vez menores, principalmente com a política como está”, disse.
Segundo a publicação, a percepção de que o dólar deve continuar pressionado é unânime entre os operadores. Apenas nos últimos cinco dias, a moeda acumulou alta de 8,14%.