Em reunião-almoço com os prefeitos da região Metropolitana na Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), o candidato ao governo do RS Eduardo Leite (PSDB) falou da importância de iniciar um diálogo com os municípios e afirmou que, criará um escritório de apoio a projetos municipais para a implantação de Parcerias Público-Privadas. No evento, cada candidato contou com dez minutos para explanar seu plano de governo.
Com a situação atual do Estado, Eduardo afirmou ser necessário ter criatividade e responsabilidade para tirar o Rio Grande do Sul da crise e citou como exemplo sua cidade natal, Pelotas, onde foi prefeito de 2013 a 2016. “Eu sei bem o que é governar na dificuldade”, sustentou. “Os repasses de recursos do Estado são escassos aos municípios e nós vamos mudar isso.”
Eduardo define o governo do Estado como o grande articulador das políticas públicas, que em grande parte, têm sua operação direta em nível municipal. E é por isso que defende uma reforma no funcionamento do processo administrativo como forma de estreitar os laços entre as políticas do Estado e dos municípios.
A integração regional também é importante, salientou o candidato, principalmente no que diz respeito ao saneamento básico. “O Estado tem que garantir um plano integrado nesses serviços para garantir uma política de resíduos sustentável”, argumentou.
Além do trabalho com os municípios, Eduardo ainda citou algumas ações que pretende realizar nas áreas de segurança, educação e saúde, e das responsabilidades junto ao governo federal. “Vocês contarão com um governador que exigirá todo o apoio que nós gaúchos precisamos e merecemos”, concluiu.