Os desafios para qualificação da gestão pública pautaram o pré-candidato ao governo gaúcho e presidente estadual do PSDB, Eduardo Leite, durante roteiro na Região Carbonífera. A agenda iniciou na sexta-feira (27), em Minas do Leão, Arroio dos Ratos, Triunfo e Charqueadas, e terminou no sábado (28), em São Jerônimo. O tucano atendeu a imprensa, encontrou-se com lojistas e participou de eventos com lideranças e simpatizantes.
Em São Jerônimo, cidade administrada pelo prefeito Evandro Heberle (PSDB), ele participou de um café colonial com apoiadores e imprensa local. Leite lembrou sua trajetória como político, até se tornar presidente do partido no RS e as medidas para alavancar o desenvolvimento do Estado.
Para Heberle, a gestão moderna do Eduardo Leite em Pelotas, cidade que foi administrou de 2013 a 2016, credencia o tucano para governar e tirar o Estado da crise. O prefeito de São Jerônimo reforçou o apoio e o otimismo para as eleições de outubro. “Eu não tenho dúvidas de que chegaremos à vitória”, ressaltou.
O pré-candidato apontou caminhos para dar respostas às preocupações da sociedade em áreas essenciais. “Temos muitas pessoas na plateia que talvez estejam preocupados com a saúde de algum familiar. Outros, quem sabe, estejam com medo pela segurança ao sair daqui”, observou. Leite citou uma experiência vivenciada em Pelotas. Quando prefeito, ele não hesitou em direcionar recursos do Carnaval para garantir o funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que corria o risco de fechar. “Todos que me conhecem sabem que eu toco pandeiro e sou apaixonado por samba. Mas eu não podia deixar a população desassistida numa área que é prioridade, como a saúde”, concluiu.