O pré-candidato do PSDB ao governo do Estado, Eduardo Leite (PSDB), participou do painel “Desafios do RS”, durante o 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, proposto pela Famurs, nessa quinta-feira (5), em Porto Alegre. Entre os temas abordados estavam as estradas, o transporte escolar, licenciamentos ambientais, além de questões nas áreas da agricultura, saúde e segurança pública. As perguntas foram respondidas de acordo com a ordem de sorteio dos participantes.
Leite falou da experiência como prefeito de Pelotas e reconheceu as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais. Ele apresentou diversas alternativas para o futuro do Estado, muitas delas inspiradas na administração bem-sucedida em Pelotas e nas propostas levantadas pelo Movimento Rumos. “Sei bem o que é governar em meio a dificuldade, com falta de recursos. Por isso, é muito importante escolher bem as nossas prioridades, com base no que a população mais precisa”, afirmou o tucano.
Quando perguntado sobre segurança pública, Eduardo Leite assegurou que o tema é prioridade e citou seu pré-candidato a vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), que é delegado e já foi chefe de polícia no Rio Grande do Sul. “Um dos primeiros pontos que defendemos é a criação da Secretaria da Administração Penitenciária”, enfatizou Leite, que também sugeriu a construção de presídios em diferentes regiões do Estado com capacidade para 300 a 400 presos. Segundo ele, os recursos podem ser angariados através do Fundo Penitenciário Nacional e parcerias público-privadas.
O pré-candidato ainda convidou a todos para acessar o portal do Movimento Rumos, para que possam avaliar as propostas pensadas para alavancar o desenvolvimento do Estado e sugerir mais soluções. O conteúdo está disponível em www.movimentorumos.com.br.