Após a vitória na eleição de 7 de outubro, Eduardo Leite (PSDB), candidato ao governo do Estado, encontrou-se com lideranças políticas da frente Rio Grande da Gente para organizar a campanha do segundo turno acompanhado pelo companheiro de chapa Ranolfo Vieira Júnior (PTB) e pelo coordenador de campanha Valdir Bonato. A mobilização foi no comitê central, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (11).
Diante de deputados federais e estaduais eleitos e suplentes da coligação, Eduardo destacou a importância de intensificar a mobilização. “Agora é a hora de nos unirmos em torno de um projeto para o RS, pois nós não nos contentamos com o pouco que está aí.”
Mesmo com a maior votação, ele lembrou que não se pode falar em vantagem, mencionando expectativas das vésperas da eleição que não se concretizaram nos resultados das urnas. Um exemplo foi protagonizado por Luis Carlos Heinze (Progressistas), eleito como o candidato mais votado para o Senado Federal.
Eduardo Leite parabenizou o trabalho dos apoiadores no primeiro turno e afirmou que o resultado foi fruto de uma campanha propositiva. “Muitos julgavam que estaríamos disputando a segunda colocação para ir ao segundo turno, mas nós terminamos a eleição no primeiro lugar e tenho consciência que essa vitória é nossa”, disse.
Uma das novidades da frente Rio Grande da Gente para a fase final das eleições é a participação do atual deputado estadual e, agora, deputado federal eleito Lucas Redecker participando diretamente da coordenação de mobilização. “Nosso objetivo é mobilizar todos os municípios do Rio Grande do Sul”, explicou Redecker.
O candidato a vice, Delegado Ranolfo, alertou que o foco precisa estar na eleição de Eduardo Leite “Foi cada um de vocês que nos levaram a este patamar e agora temos que superar qualquer eventual divergência que nossos partidos possam ter nas bases. Temos um objetivo em comum, que é retomar o crescimento do RS.”
Confira um trecho dos representantes de partidos da coligação:
“A nossa coligação possui uma capilaridade muito grande no RS e isso fará uma grande diferença no segundo turno, mas vamos precisar efetivamente do empenho de cada um” – Luiz Carlos Busato, presidente do PTB.
“Todos que participam desta coligação são vitoriosos. Quero deixar uma palavra especial às mulheres e aos jovens, que foram capazes de enfrentar as dificuldades de uma campanha política atípica, mas que fizemos com muito respeito para buscar o melhor ao nosso Rio Grande” – Celso Bernardi, presidente do Progressistas.
“É um orgulho poder advogar a causa do Eduardo e do Ranolfo, por que é muito fácil fazer campanha quando se acredita em um projeto. O que me anima hoje é ver pessoas que foram candidatos, alguns eleitos, outros não, que voltam aqui no dia seguinte para estar com vocês. Isso é uma grandeza” – Cézar Baumgratz, presidente do PPS.
“A partir de agora vou estar integralmente envolvido neste projeto para que possamos sair vencedores” – Carlos Gomes, presidente do PRB.
“Estamos empenhados para continuar mobilizando nossa militância em torno do Eduardo Leite e do Ranolfo. Venho de um esporte individual, mas é preciso de uma soma para chegar ao sucesso. Na política também é assim. Ainda que tenhamos diferenças de pensamentos, temos um representante que meche com os nossos sonhos” – João Derly, representante do Rede Sustentabilidade.