PSDB – RS

Eduardo Leite pede investigação contra fake news ao Ministério Público Eleitoral

A Coligação Rio Grande da Gente (PSDB, PTB, PPS, PRB, PHS, REDE, PP), pediu nesta quinta-feira (25), ao Ministério Público Eleitoral, que investigue a origem de diversas fake news que vem sendo divulgadas tentando atingir a imagem do candidato ao governo do Estado Eduardo Leite nas redes sociais.

Na ação, que corre em segredo de Justiça, os advogados de Eduardo Leite arrolaram diversos exemplos de postagens que evidenciam a descontextualização de suas falas, montagens de imagens, atribuição inverídica de falsas declarações e propostas, além de insinuações. A ação também registra que diversos memes vêm sendo criados e circulam por Whatsapp, com evidente intuito de desgastar a imagem de Eduardo Leite perante o eleitor. A coligação inclusive solicitou anteriormente a quebra de sigilo de número telefônico em virtude de agressões sofridas por meio de Whataspp.

“A disseminação de fake news e ofensas pelas redes sociais pode ser caracterizada como verdadeiro estelionato eleitoral, podendo haver implicâncias à própria normalidade e legitimidade das eleições”, argumentou o advogado da coligação, Caetano Cuervo Lo Pumo.

Ver mais