PSDB – RS

“Ele ainda não entendeu”, por Alberto Goldman

alberto-goldman-foto-divulgacao-300x200O nosso Lula deu uma entrevista ao jornal italiano “La República” na qual resolveu, ao ser indagado pelo jornalista, contestar a fragilidade da economia brasileira.  Depois de ressaltar as condições de crescimento do país sob o ponto de vista macroeconômico – dando a entender que o seu governo foi o autor da obra ( alguém imaginaria que ele desse o crédito a outros? ). Em seguida, ele resolveu enveredar por uma análise da economia afirmando que os críticos ao governo do PT dizem que o melhor é reduzir a oferta de emprego para reduzir a inflação, mas que para eles, condutores do atual governo, a defesa do emprego é mais importante que a inflação.

Tantos anos governando o país, além da experiência do passado, e Lula ainda não compreendeu que emprego e inflação andam juntos e que não existe qualquer contradição em desejar a ampliação dos empregos e, ao mesmo tempo, o combate à inflação e que estes dois objetivos devem estar sob o foco de qualquer governo responsável, sem que um seja mais importante que o outro.

Não conheço ninguém que propugne a destruição de empregos como forma de combate à inflação, nem que opine por mais inflação para ampliar as possibilidades de ampliar o emprego.

O que existe, é fato, o conceito de que a ampliação dos empregos e da massa salarial, sem a contrapartida de maior oferta de bens, isto é, sem mais investimentos na produção, leva ao crescimento dos índices inflacionários.   E este leva à desorganização da produção e à diminuição da oferta de bens com a consequente diminuição do emprego, e à corrosão da capacidade aquisitiva dos salários e vencimentos.

O emprego e a inflação contida devem ser vistos como elementos igualmente importantes para o equilíbrio da economia e o crescimento sustentável.

*Artigo publicado no Blog de Alberto Goldman

**Alberto Goldman é um dos vice-presidentes do PSDB Nacional

Ver mais