Numa das cidades mais produtivas do RS, Caxias do Sul, o candidato ao Piratini, Eduardo Leite, participou da reunião-almoço da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), que lotou o auditório para conhecer melhor as propostas do tucano. Ele afirmou que investir na infraestrutura para melhorar o escoamento da produção gaúcha é uma necessidade.
Para viabilizar essas melhorias, Eduardo pretende fomentar parcerias público-privadas. Segundo o tucano, as concessões precisam ser agilizadas com urgência, pois a situação das rodovias gaúchas e a falta de ferrovias “faz com que empreendedores deixem o RS”.
O candidato deixou claro que defende três pilares no governo: gestão pública responsável e técnica; crescimento sustentável e planejado estrategicamente; e desenvolvimento humano e social.
Dentro dessas prioridades está a desburocratização. Eduardo Leite afirma que “é preciso tirar o Estado das costas de quem empreende.”
O prefeito de Caxias, Daniel Guerra (PRB), criticou o atual governo: “Não podemos mais ter um governador acanhado, cansado, de muito ‘chororô’ e sem coerência.”
Guerra também abriu as portas para Eduardo Leite caso seja eleito. “Seremos parceiros nas pautas de desenvolvimento”, disse.
Plebiscito
Para o candidato, esta proposta precisa ser colocada em discussão à sociedade com o devido tempo constitucional de cinco meses para que a população possa se apropriar de números e tomar a decisão de forma racional, diferente do atual governo, que além de propor no último ano de governo, ainda propunha reduzir o tempo de debate para três meses.
Caminhada
Após a palestra na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, Eduardo Leite caminhou no centro da cidade, onde conversou com eleitores sobre o que pretende fazer para transformar a realidade dos gaúchos e tornar o Estado um ambiente melhor para geração de emprego e renda.