Com o objetivo de contrapor as manifestações de integrantes do PT em defesa da intervenção política no Banco Central para a redução da taxa de juros, deputados de diferentes bancadas da Assembleia Legislativa assinaram um manifesto em defesa da autonomia da instituição. O líder da Bancada do PSDB, deputado Professor Bonatto, assinou o documento e ressaltou que o caminho para a redução dos juros é o ajuste fiscal que proporciona equilíbrio nas contas públicas.
Conforme os parlamentares, a elevada taxa de juros no país é uma realidade, mas não é a causa e sim a consequência de problemas estruturais. O manifesto ressalta que é essencial adotar um controle efetivo das contas públicas, reconhecendo que quando se gasta mais do que se arrecada o resultado é a elevação da dívida pública.
Para os deputados, sem um ajuste nas contas é impossível evitar mais inflação e aumento da taxa de juros, o que consequentemente provoca redução no potencial de crescimento da economia brasileira. Além de Bonatto assinaram o documento os deputados: Felipe Camozzato (NOVO), Cláudio Branchieri (Podemos), Guilherme Pasin (PP), Rodrigo Lorenzoni (PL) e Capitão Martim (Republicanos).
*Com informações da Agência AL/RS.
Foto: Eduardo Beleske