PSDB – RS

Em depoimento, dono da UTC confirma propina ao PT

A CPI da Petrobras realiza audiência pública para ouvir o empresário Ricardo Ribeiro Pessoa, da UTC (Wilson Dias/Agência Brasil)
A CPI da Petrobras realiza audiência pública para ouvir o empresário Ricardo Ribeiro Pessoa, da UTC (Wilson Dias/Agência Brasil)

O dono da UTC, Ricardo Pessoa, confirmou nesta quarta-feira (1º) que pagou propinas entre 2004 e 2013 ao PT como “contrapartida” por contratos na Petrobras. De acordo com matéria do site UOL, o empreiteiro disse, em depoimento ao juiz Sérgio Moro em Curitiba, que discutiu sobre a corrupção na estatal com executivos da Odebrecht e o repasse ao partido teria sido um pedido feito pelo ex-ministro petista Antonio Palocci.

O acordo de delação foi homologado na última segunda-feira (30) pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, e o depoimento marca a retomada dos trabalhos da Operação Lava Jato neste ano. O empresário foi ouvido como testemunha de acusação de acusação no processo em que Palocci é réu, ao lado de Marcelo Odebrecht e do marqueteiro baiano João Santana.

Segundo o jornal, Pessoa citou, propinas na Refinaria Getúlio Vargas (Paraná) e no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), além de acerto na construção de plataformas em parceria com a Odebrecht como “contrapartida” por contratos da Diretoria de Abastecimento da Petrobras. Os pagamentos, segundo ele, eram feitos “direto na conta nacional do partido ou em espécie”.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

Ver mais