Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, em 1972. Até então, por mais incrível que possa parecer, a população global tinha desconhecimento de que os recursos naturais do planeta Terra não são fontes inesgotáveis de riqueza biodiversa. Passados 46 anos, ainda é preciso enfatizar a relevância de atitudes éticas, responsáveis e sustentáveis em relação a todas as formas de vida.
Ciente da importância de todos assumirem a sua cota de responsabilidade ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) realiza uma série de ações por sete dias, programadas para ocorrer em diferentes pontos da cidade, entre 2 e 9 de junho, com destaque ao Parcão e à Fundação Scheffel. “Mais uma vez, a Semam organizou uma agenda voltada à comunidade, que trata de questões fundamentais como a destinação correta de resíduos domésticos, o trabalho das cooperativas de reciclagem e a preservação ambiental”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet. “Convido a todos para que prestigiem a Semana do Meio Ambiente, porque apenas por meio da educação e do senso de pertencimento ao Município nós conseguiremos avançar na conscientização em relação à ecologia.”
Além de toda uma programação dia a dia, durante a Semana do Meio Ambiente 2018 serão plantadas 28 árvores no Parque Henrique Luiz Roessler, de forma a representar os 28 anos do Parcão. Também está reservada a Rua Coberta, do Câmpus 2 da Feevale, para receber a mostra fotográfica “Parcão, Bonito por Natureza”, onde permanece pelos sete dias, realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a universidade.
Confira, a seguir, a programação:
2 de junho – Sábado
O quê: Festival de Cabanas – Um dia para a família brincar na natureza – Pais e filhos estão convidados a levar materiais para erguer cabanas, como panos e amarrações, de maneira criativa.
A atividade conta com os facilitadores Organização para Educação Pré-Escolar de Novo Hamburgo (OMEP) e Movimento Roessler.
Espaço brincante – Abayomi
Os participantes serão convidados para momentos de narrativa sobre a história das bonecas Abayomi
De origem africana, Abayomi quer dizer “encontro precioso” e faz referência à resistência humana frente a adversidades na forma de bonecas feitas à mão com tecidos e nós.
A atividade conta com facilitadores do Fórum Permanente de Educação Infantil de Novo Hamburgo
Quando:
14 horas
Onde:
Parque Henrique Luiz Roessler – Parcão
(Rua Barão de Santo Ângelo, em Hamburgo Velho)
4 de junho – 2ªf
O quê: Abertura da exposição fotográfica “Meu novo amigo é animal”, com imagens cativantes de cães e gatos disponíveis para adoção por meio do Centro Municipal de Proteção aos Animais (Cempra), conhecido como Canil Municipal. A mostra permanece no local durante toda a Semana do Meio Ambiente.
Quando:
9 horas
Onde:
Saguão do segundo andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry
(Rua Guia Lopes, 4.201, em Canudos)
O quê:
Abertura Oficial da Semana do Meio Ambiente 2018 – Com apresentação do Coral Catavida. A programação da noite inclui a visita à exposição “Catadores – Recicladores de Histórias” na Casa Schmitt-Presser, ao lado do Museu Scheffel, aberta em horário alternativo na oportunidade.
Quando:
20 horas
Onde:
Fundação Scheffel
(Avenida Gal. Daltro Filho, 911, em Hamburgo Velho).
O quê:
Mostra fotográfica “Catadores – Recicladores de Histórias”
As imagens foram captadas pela fotógrafa Priscilla Cezar e podem ser apreciadas no museu comunitário do bairro histórico durante toda a Semana do Meio Ambiente 2018
Quando:
De 2 a 9 de junho, em horário comercial
Onde:
Casa Schmitt-Presser
(Avenida Gal. Daltro Filho, 929, em Hamburgo Velho)
5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente – 3ªf
O quê:
Expedição Rio dos Sinos – Incentivo aos participantes para que desvendem um pouco do rio que dá nome à região, fazendo o percurso que revela muito da história, da geografia e da cultura que envolve o Velho Sinos.
Quando:
8 horas
Onde:
Prainha
(Lomba Grande)
6 de junho – 4ªf
O quê:
Atrações no Parque do Trabalhador
(Rua Boa Saúde, no Primavera)
Atividade:
Roda de conversa – Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Branca de Neve e instituições de ensino do entorno, no bairro Rincão, participam da atividade, que tem apoio do Programa Catavida e Comusa
Atividade:
Ação de conscientização ambiental no Arroio Sanga Funda
Quando:
13h30
Onde:
No bairro Rincão, nas proximidades da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Getúlio Vargas
Atividade:
Catavida em duas estações da Trensurb – Orientações aos passageiros e coleta de resíduos sólidos
Quando:
Ao longo do dia
Onde:
Estação Novo Hamburgo e Estação Santo Afonso
7 de junho – 5ªf
O quê:
Plantio à margem do Arroio Wiesenthal – Espiral de chás – O canteiro diferenciado virou tendência no paisagismo e na sustentabilidade por ser uma estrutura fácil de ser construída em pequenos jardins. A atividade terá a participação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Machado de Assis.
Quando:
9 horas
Onde:
Rua Valkíria Spindler, em Canudos
O quê:
Encontro Conexão Parcão – Com a mobilização de escolas vizinhas à maior área verde de Novo Hamburgo, o evento irá contar com a posse e o juramento dos Guardiões do Parcão e piquenique cultural
Quando:
14 horas
Onde:
Parque Henrique Luiz Roessler – Parcão
(Rua Barão de Santo Ângelo, em Hamburgo Velho)
O quê:
Workshop gratuito (vagas limitadas) sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) – Ministrado pela chef executiva do Gastromundi, Marina Vitório Guedes, o encontro voltado ao conhecimento tem entrada franca, mediante inscrição antecipada pelo e-mail contato@selva.network. A organização pede a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Projeto Vida – Semeando Esperança, em Novo Hamburgo. Os organizadores pedem a confirmação das inscrições no encontro pela página do Facebook do evento, porque as vagas para a degustação de um risoto e um bolo são limitadas em 50 participantes.
Quando:
20 horas
Onde:
Selva Network
(Rua Gomes Portinho, 1.021, Jardim Mauá)
8 de junho – 6ªf
O quê: Atrações no Parcão
Atividade:
Palestra com o agrônomo, ecologista e escritor Arno Kayser com o tema “A História do Parcão” para o Coletivo Educador – Iniciativa voltada a professores do grupo com o objetivo de fortalecer a cidadania ambiental em sala de aula. Kayser é membro do Movimento Roessler.
Quando:
8 horas
Atividade:
Oficina “Compostagem caseira” – Com a facilitadora Barbara Zen, engenheira química da Diretoria de Limpeza Urbana (DLU), da Prefeitura, o workshop visa a ensinar técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos e, assim, obter adubo e fertilizante naturais para nutrir as plantas em casa.
Quando:
9 horas
Onde:
Parque Henrique Luiz Roessler – Parcão
(Rua Barão de Santo Ângelo, em Hamburgo Velho)
9 de junho – Sábado
O quê: Parcão, Bonito por Natureza – Fundado em 19 de fevereiro de 1990, o Parque Henrique Luiz Roessler foi reaberto à comunidade em 15 de junho de 2017. A área revitalizada, uma Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável, recebeu uma série de melhorias antes de ser entregue à comunidade hamburguense. Visitar o Parcão, que dispõe de 54,1 hectares de vegetação nativa, é entrar em contato com a riqueza da fauna e da flora rio-grandense. Também é uma oportunidade para conhecer um pouco sobre o ambientalista Roessler, que dá nome para a maior área verde com estrutura de lazer de Novo Hamburgo.
Quando:
8 horas – Abertura do evento “Parcão, Bonito por Natureza”
8h30 – Apresentação de dança da EMEF Presidente Castelo Branco, do bairro Canudos, sob orientação da professora Ozilma de Oliveira Silva, com “Canção da Terra”
9 horas – Trilha ecológica orientada
10 horas – Aula de ioga com a professora Carolina Roth
13 horas – Dança circular com a facilitadora Andreia Vieira Lima
13h40 – Cortejo com o espetáculo Caravana Belessa, do Circo de Bolso
Das 14 às 17 horas – Oficinas:
Dia da Troca – Programa Catavida – Traga uma sacola de lixo seco e troque por uma muda de chá ou tempero
Participações do Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (Ceaes) com a venda de produtos orgânicos e sustentáveis na sede em Lomba Grande e da Feira Viva
A partir das 14 horas – Oficinas:
Bolhas de sabão gigantes com o facilitador Tomé Rodrigues
Elaboração e vivências com malabares com o facilitador Paulo Stürmer
Vivência de Circo com o facilitador Ben Hur Pereira
+ Atividades ao longo do dia:
Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida pelo Centro Municipal de Proteção aos Animais (Cempra)
Recolhimento de lâmpadas fluorescentes (descarte de até cinco unidades por visitante) e eletrônicos pela Cooperativa Univale
Ponto de coleta de óleo de cozinha – O material residual de frituras pode ser transformado em sabão e outros produtos derivados, numa atitude ecologicamente correta. Importante: quando o óleo é despejado no ralo da pia, em vasos sanitários ou descartado no lixo comum contamina o meio ambiente. Valem as dicas para coletar em casa: aguarde até que o óleo esfrie e, então, armazene em garrafa pet para levar ao local adequado a esse fim.
Onde:
Parque Henrique Luiz Roessler – Parcão
(Rua Barão de Santo Ângelo, em Hamburgo Velho)