O ambiente rústico da Cervejaria Original Bier recebeu, na noite desta quarta-feira (9), o lançamento da 1ª Via Ecológica de Cicloturismo da América Latina, um roteiro com 114 km que percorrerá sete estabelecimentos da Colônia de Pelotas, inicialmente. O projeto precursor no País foi idealizado pelo grupo Pedal Curticeira, que buscou apoio dos empresários da zona rural e da Prefeitura, para definição de um trajeto que possa ser percorrido pelo turista de bicicleta. A prefeita Paula Mascarenhas participou da cerimônia, acompanhada pelo vice-prefeito Idemar Barz.
A prefeita avaliou a iniciativa e agradeceu aos apoiadores do projeto – Sebrae, Ecosul e Emater –, além de enaltecer a proposta do turismo sob duas rodas, como forma de valorizar a natureza da região e propor a educação ambiental.
“Será possível desenvolver o turismo com trabalho em conjunto, através do envolvimento da sociedade na busca por alternativas e na construção de propostas e com os governos tendo fé nas pessoas e nas instituições públicas e privada”, disse a prefeita Paula.
O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jair Seidel, avaliou como favorável a proposta de integrar a prática do esporte, em meio à natureza, com o desenvolvimento turístico. Salientou, ainda, a importância dos produtores rurais para a economia e o quanto os pequenos empresários poderão se beneficiar das rotas do cicloturismo.
“Acredito que, a partir de agora, vamos ter resultados positivos para a população rural, que poderá ter um comércio forte e rentável na Colônia”, destacou o secretário Seidel.
O representante do grupo Pedal Curticeira, Leandro Karam, apresentou o vídeo institucional, criado em parceria com a produtora Nomo, com os trajetos propostos. O roteiro da Serra dos Tapes foi organizado para ser concluído em até três dias e duas noites, com passagens por hotéis e restaurantes do interior do Município.
O viajante poderá escolher entre três tipos de produtos turísticos, com valores variados: pacote completo (abrange dois pernoites, quatro refeições e um lanche); intermediário (um pernoite, três refeições e um lanche); e básico (duas refeições).
O prefeito de Morro Redondo, Diocélio Jaeckel (PTB), prestigiou o lançamento da 1ª Via Ecológica de Cicloturismo, assim como o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Fernando Estima.
Estabelecimentos incluídos no roteiro
– Restaurante Cascata Colonial
– Família Jung
– Casa Gruppelli
– Café Paiol
– Hotel Fiss
– Sítio Amoreza
– Negrinho do Pastoreio Recanto e Lazer
– Propriedade Agroflorestal Família Schiavon
– Recanto Colonial