Equipes de enfermagem da Secretaria de Saúde (SMS) reuniram-se, nesta quarta-feira (1°), a fim de definir estratégias para a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo e a Pólio, que ocorre de 6 a 31 de agosto. A prefeita Paula Mascarenhas esteve no encontro e destacou a importância de mobilizar as famílias para a imunização de crianças e adultos, que neste ano também são público-alvo da campanha.
Foto: Gustavo Vara
“A vacinação é prioridade nas ações em saúde para que possamos prevenir que doenças graves, que já estavam erradicadas no Brasil, voltem a atingir a população de Pelotas”, destacou Paula.
A diretora de Ações em Saúde, Eliedes Ribeiro, afirmou que esta campanha será maior do que nos anos anteriores, porque além das 16 mil crianças entre 12 meses e 5 anos incompletos, a vacinação também será voltada para adultos de até 49 anos que não tenham registro de, pelo menos, duas doses da vacina Tríplice Viral.
“Pessoas que procurarem as unidades para vacinação terão as portas abertas em qualquer UBS, mesmo que não seja de sua região”, afirmou Eliedes.
Entre as orientações às equipes de Saúde, foi destacada a importância do registro de cada aplicação de doses vacinais no sistema do Ministério da Saúde.