A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas (SMPE), assinou nesta terça-feira, 26, no Salão Nobre do Paço Municipal, o Termo de Permissão de uso do bar 1 e do restaurante panorâmico que integram o Parque Moacyr Scliar da orla do Guaíba. Na mesma ocasião, também foi lançado o edital de licitação para operação dos bares 2, 3 e 4. O trecho 1 do parque será entregue oficialmente na próxima sexta-feira, 29, às 10h30.
Localizado à beira do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, o mais novo parque da cidade tem projeto assinado pelo arquiteto Jaime Lerner, um dos cinco urbanistas mais influentes do século 20. O secretário da SMPE, Bruno Vanuzzi, ressaltou que o espaço promete ser um dos principais atrativos turísticos e de lazer de Porto Alegre. “Nossa cidade ficará marcada de forma positiva”, afirmou Vanuzzi.
A área do restaurante panorâmico é a mais nobre para exploração comercial, instalada junto ao ancoradouro para embarcações turísticas. O espaço conta com sanitários acessíveis masculinos e femininos, vestiários para funcionários, balcão de atendimento ao público, área de preparo de alimentos e salão panorâmico. O restaurante será explorado pela empresa Boteco do Sol Eireli.
O empresário Edemir Simonetti, vencedor da concorrência, destacou o privilégio e desafio de fazer parte do projeto. “O parque vai devolver o rio para Porto Alegre, melhorar a autoestima do porto-alegrense e atender às expectativas dos turistas”, disse. O bar 1 será administrado pela empresária Soraia Saloum Rosso, da SMRS Alimentação e Eventos Eireli.
O vice-prefeito Gustavo Paim parabenizou os dois empresários pela coragem e determinação em empreender em Porto Alegre e ressaltou a reabertura da concorrência dos bares 2, 3 e 4. “Este projeto vai mudar a cara da cidade. Teremos um espaço com segurança e infraestrutura para contemplar o nosso pôr-do-sol. Faltam recursos na máquina pública, mas não boa vontade”, afirmou Paim.
Edital – A licitação para os bares 2, 3 e 4 do Parque Moacyr Scliar será na modalidade pregão eletrônico, com prazo contratual de 36 meses prorrogáveis por igual período. Os bares contam em suas áreas internas com espaço gastronômico, balcão de atendimento, salão para o público, sanitários, vestiários e depósitos. As áreas externas estão voltadas para o Guaíba e possuem piso de concreto.
Fica a encargo dos operadores apenas a instalação dos equipamentos e mobiliário necessários ao funcionamento da operação, bem como a execução da marcenaria de balcões sob as bancadas.
Todos os bares têm seus valores de aluguel pré-fixados, já considerando o uso da área interna e da área externa delimitada para cada operação. O critério de julgamento será o de maior lance ofertado para a outorga inicial durante a realização do pregão eletrônico, sendo que existe um lance mínimo inicial estabelecido para cada unidade.
Para participar dos pregões dos bares as empresas interessadas deverão realizar seu cadastramento no website http://www.portaldecompraspublicas.com.br/18/Fornecedor/NovoFornecedor/
Texto de: Lissandra Mendonça
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.