PSDB – RS

Em Porto Alegre, Balada Segura autua 530 condutores por álcool ao volante

Em 64 blitze da Operação Balada Segura realizadas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no primeiro trimestre deste ano, de um total de 4.434 motoristas abordados, 530 condutores (12%) foram autuados em razão de álcool ao volante. As ações tiveram apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Brigada Militar (BM), Polícia Civil e Guarda Municipal. O percentual (12%) permanece o mesmo do primeiro semestre de 2018, quando ocorreram 687 autuações por alcoolemia em 5.482 abordagens, em um total de 61 blitze.
As ações da Balada Segura são diárias nas ruas da Capital, como também as atividades educativas da EPTC de orientação à população para um trânsito mais seguro. O diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano, avalia os números. “Mesmo com todas as atividades educativas, ações de fiscalização e também as inúmeras campanhas na mídia, ainda é expressivo o número de pessoas que misturam álcool e direção. Elas colocam em risco as suas próprias vidas, dos seus familiares, amigos e também das demais pessoas que respeitam as leis do trânsito. A mudança de cultura, de um maior respeito nas relações do trânsito, com menos riscos de acidentes, é uma missão de toda a sociedade.”
Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Dirigir sob influência de álcool, artigo 165, ou de outra substância psicoativa que determine dependência, é caracterizada uma infração gravíssima, com suspensão do direito de dirigir por 12 meses, multa de R$ 1.950,23. O mesmo vale para quem se recusa a fazer o teste do etilômetro / artigo 165 A.

/balada_segura /blitz /fiscalizacao_transito

Texto de: Claudio Furtado
Edição de: Matheus Miorim Beust
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Ver mais