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Em Porto Alegre, cronograma inicial para retomada de obras de mobilidade é definido

Em reunião com representantes do Banrisul, de secretarias municipais e de empreiteiras responsáveis pelas obras de mobilidade em Porto Alegre com o prefeito Nelson Marchezan Júnior foi definido nesta quarta-feira, 14, o cronograma inicial para retomada dos trabalhos, levando em conta as condições de remobilização das frentes e a liberação de recursos pelo Banrisul para a quitação das dívidas. Este foi o primeiro encontro do grupo designado para acompanhar as etapas necessárias ao recomeço dos serviços.

Em fevereiro, na assinatura do financiamento de R$ 120 milhões com o Banrisul, foram anunciadas as cinco frentes em condições de retomada: trincheira da Ceará, trincheira da Anita, duplicação da avenida Tronco, corredor da avenida Protásio Alves e prolongamento da Severo Dullius. Marchezan reiterou que as obras devem ter projeto e recurso para chegarem ao fim.

Até abril, a previsão é que os serviços recomecem nas trincheiras da Ceará e na Anita, com 85,72% de execução e 90% dos serviços concluídos, respectivamente. Conforme informado no encontro, o Banrisul deve liberar os recursos dessas duas obras em cerca de uma semana, e os pagamentos a serem feitos pela Secretaria da Fazenda devem tramitar em cinco dias. Desde a assinatura do contrato, o banco designou servidores para analisar a documentação encaminhada pelas empresas e pela prefeitura para a liberação dos valores a serem destinados ao pagamento das dívidas, que somam R$ 45,4 milhões.  Em maio, está prevista a retomada do prolongamento da Severo Dullius. Já as duplicações da avenida Tronco (lote 1 e 2 e lote 3 e 4) e do corredor da Protásio Alves estão previstas para junho.

Além do cronograma de trabalho, foram tratados também os gargalos enfrentados para o reinício das atividades em outras obras, como a necessidade de novas licitações, reintegrações de posse, desapropriações e outros entraves que dificultam uma retomada imediata. Entre elas está a trincheira da Cristóvão, cujo consórcio formado pelas empresas EPT, Serenge e Serki já manifestou que não tem mais a intenção de concluir a obra. A alegação dada é a dificuldade financeira. O procedimento a partir de agora é chamar a segunda colocada, formada pelo consórcio DP Barros Pavimentação e Arvek Construções, o que deve ocorrer em cinco dias. Em caso de uma eventual negativa, cabe chamar a terceira colocada, que foi o consórcio formado por Conpasul, Sogel Ltda, Cidade e Pelotense. A quarta colocada na licitação foi o consórcio Procon, CC Pavimentadora e Toniollo Busnello.

No caso do corredor da avenida João Pessoa, será necessária nova licitação, porque uma das empresas está em recuperação judicial. No encontro foi discutida ainda a necessidade de desapropriações, principalmente na avenida Tronco, onde será preciso remover 190 famílias.

OBRAS DE MOBILIDADE

ObrasPrevisão de retomadaPercentual
de execução
Duração dos trabalhos
(a partir da retomada)
Trincheira da CearáAbril85,72%Até setembro/2018
Trincheira da AnitaAbril90%Até agosto/ 2018
Prolongamento Severo DulliusMaio49%Até outubro/ 2019
Tronco (lotes 1 e 2; lotes 3 e 4)Junho33%Até maio/ 2020
Corredor da ProtásioJunho98%Até novembro/ 2018



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Texto de: Eliane Iensen
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

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