Em reunião com representantes do Banrisul, de secretarias municipais e de empreiteiras responsáveis pelas obras de mobilidade em Porto Alegre com o prefeito Nelson Marchezan Júnior foi definido nesta quarta-feira, 14, o cronograma inicial para retomada dos trabalhos, levando em conta as condições de remobilização das frentes e a liberação de recursos pelo Banrisul para a quitação das dívidas. Este foi o primeiro encontro do grupo designado para acompanhar as etapas necessárias ao recomeço dos serviços.
Em fevereiro, na assinatura do financiamento de R$ 120 milhões com o Banrisul, foram anunciadas as cinco frentes em condições de retomada: trincheira da Ceará, trincheira da Anita, duplicação da avenida Tronco, corredor da avenida Protásio Alves e prolongamento da Severo Dullius. Marchezan reiterou que as obras devem ter projeto e recurso para chegarem ao fim.
Até abril, a previsão é que os serviços recomecem nas trincheiras da Ceará e na Anita, com 85,72% de execução e 90% dos serviços concluídos, respectivamente. Conforme informado no encontro, o Banrisul deve liberar os recursos dessas duas obras em cerca de uma semana, e os pagamentos a serem feitos pela Secretaria da Fazenda devem tramitar em cinco dias. Desde a assinatura do contrato, o banco designou servidores para analisar a documentação encaminhada pelas empresas e pela prefeitura para a liberação dos valores a serem destinados ao pagamento das dívidas, que somam R$ 45,4 milhões. Em maio, está prevista a retomada do prolongamento da Severo Dullius. Já as duplicações da avenida Tronco (lote 1 e 2 e lote 3 e 4) e do corredor da Protásio Alves estão previstas para junho.
Além do cronograma de trabalho, foram tratados também os gargalos enfrentados para o reinício das atividades em outras obras, como a necessidade de novas licitações, reintegrações de posse, desapropriações e outros entraves que dificultam uma retomada imediata. Entre elas está a trincheira da Cristóvão, cujo consórcio formado pelas empresas EPT, Serenge e Serki já manifestou que não tem mais a intenção de concluir a obra. A alegação dada é a dificuldade financeira. O procedimento a partir de agora é chamar a segunda colocada, formada pelo consórcio DP Barros Pavimentação e Arvek Construções, o que deve ocorrer em cinco dias. Em caso de uma eventual negativa, cabe chamar a terceira colocada, que foi o consórcio formado por Conpasul, Sogel Ltda, Cidade e Pelotense. A quarta colocada na licitação foi o consórcio Procon, CC Pavimentadora e Toniollo Busnello.
No caso do corredor da avenida João Pessoa, será necessária nova licitação, porque uma das empresas está em recuperação judicial. No encontro foi discutida ainda a necessidade de desapropriações, principalmente na avenida Tronco, onde será preciso remover 190 famílias.
OBRAS DE MOBILIDADE
Obras | Previsão de retomada | Percentual de execução | Duração dos trabalhos (a partir da retomada) |
Trincheira da Ceará | Abril | 85,72% | Até setembro/2018 |
Trincheira da Anita | Abril | 90% | Até agosto/ 2018 |
Prolongamento Severo Dullius | Maio | 49% | Até outubro/ 2019 |
Tronco (lotes 1 e 2; lotes 3 e 4) | Junho | 33% | Até maio/ 2020 |
Corredor da Protásio | Junho | 98% | Até novembro/ 2018 |
Texto de: Eliane Iensen
Edição de: Gilmar Martins
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