PSDB – RS

Em Porto Alegre, Ecobarreira evita chegada de 250 toneladas de resíduos no Guaíba

A Ecobarreira, implementada no Arroio Dilúvio, atingiu a marca de 250 toneladas de resíduos recolhidos, os quais foram impedidos de contaminar o Guaíba, tais como garrafas PET, plásticos diversos, isopores, pedaços de madeira e até mesmo animais mortos. Diariamente, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), por meio das equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), faz o recolhimento dos resíduos içados pela gaiola da Ecobarreira e os encaminha para o aterro sanitário de Minas do Leão.

O DMLU, além de ser responsável pelo recolhimento dos materiais, também realiza a capina e varrição nos seis jardins implantados na avenida Ipiranga que cercam o Arroio. A limpeza ajuda a preservar os locais na tentativa de coibir o descarte irregular que gera contaminação e que, conforme o novo Código Municipal de Limpeza Urbana, é considerado infração gravíssima, sujeito à multa de R$ 5.623,48.
O projeto da Ecobarreira, que é mantido e coordenado pela Empresa Instituto Safeweb, tem o apoio da SMSUrb, do DMLU, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams) e do professor Gino Gehling, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Cabe ao Departamento de Esgotos Pluviais fiscalizar a operação do equipamento e sua eficácia.

/lixo

Texto de: Laura Maria (estagiária) / Supervisão: Maria Inês dos Santos Mello
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Ver mais