PSDB – RS

Em Porto Alegre, Ecobarreira já retirou mais de 376 toneladas de resíduos

Instalada em março de 2016, no Arroio Dilúvio, a Ecobarreira continua ativa ao impedir que resíduos contaminem as águas do Guaíba. Até o momento, o total de materiais içados contabiliza 376,5 toneladas. Dentre o que foi retirado, há a predominância de plásticos, isopor, folhas, galhos, madeiras e lodo. O sistema já removeu até animais mortos.
O equipamento está posicionado na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Ipiranga, no bairro Praia de Belas. Diariamente, os rejeitos são erguidos pelas gaiolas da Ecobarreira e coletados pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Os mesmos são encaminhados para aterro sanitário, localizado no município de Minas do Leão, distante cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre.
Para o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Ramiro Rosário, a parceria firmada com o Instituto Safeweb incentiva ações de educação ambiental e tem sido essencial à conservação do Guaíba. “O trabalho realizado efetivamente a favor da não contaminação do Arroio Dilúvio impede que os descartes irregulares cheguem ao lago”, destaca o secretário.
Ecobarreira: Conservado e coordenado pelo Instituto Safeweb, o projeto tem o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), da SMSUrb, por meio da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais e do DMLU, e do professor Gino Gehling, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

/dmlu /residuos

Texto de: Bruna Schlisting (estagiária)/ Supervisão: Andiara Silva
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Ver mais