No turno da manhã, as atividades começaram com dinâmicas de integração e acolhida dos grupos. Nesse turno, cada orientador e um jovem de cada região apresenta uma bandeira construída pelos próprios adolescentes em seus territórios, explicando brevemente o significado das cores e símbolos que utilizaram. Após cada apresentação, as bandeiras regionais são fixadas na rede do ginásio formando uma única bandeira. A imagem central é o slogan do Projovem Adolescente e cada participante coloca sua digital com tinta de tecido, simbolizando sua participação singular no Encontrão.
Já para o turno da tarde, atividades esportivas de integração diferenciadas farão parte da programação como rugby, basquete, tênis, fit dance, patinação, jiu-jitsu, futebol, jogos de tabuleiro e ping-pong. A proposta se dará da seguinte forma: os jovens participarão através de um rodízio de oficinas, em que cada adolescente participará de quatro, com duração de 45 minutos cada, onde a troca será conforme a cor indicada no crachá.
As oficinas oportunizarão uma breve experimentação em cada modalidade esportiva, tendo profissionais especializados atuando como colaboradores do evento, uma parceria firmada com a Diretoria de Esportes, Recreação e Lazer (Diresp) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte.
De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica da Fasc, Gelsa Rocha da Silva, “a proposta é realizar um dia de encontro cultural e recreativo com os adolescentes, oportunizando a integração dos coletivos e realização de oficinas em grupos onde possam vivenciar experiências artísticas”.
Coordenado pela Proteção Social Básica da Fasc, o Projovem Adolescente é um programa do governo federal destinado ao público entre 14 e 17 anos de idade, a maioria oriundos de famílias vinculadas ao benefício Bolsa Família. Referenciado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o programa é executado nas regiões em parceria com entidades de excelência em serviços de assistência social e tradicionais parceiras da fundação: Associação Beneficente Amurt Amurtel, Associação de Moradores da Vila Esperança Cordeiro e Centro Cultural James Kulisz.
O Projovem integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com oficinas culturais e socioeducativas em turno inverso escolar, além de passeios e outras atividades que promovam as escolhas de caminhos profissionais futuros e o exercício da cidadania.
No último ano, o Projovem Adolescente da Fasc atendeu cerca de 1500 jovens.
Texto de: Mariana Caldieraro
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.