
O prefeito Nelson Marchezan Júnior visitou nesta sexta-feira, 20, as obras de ampliação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. No evento, que contou com a presença dos ministros da Educação, Rossieli Soares da Silva e da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi assinado o repasse de recursos para a conclusão na obra, no valor de R$ 59 milhões, oriundos do Governo Federal.
O prefeito destacou a importância da instituição para Porto Alegre e lembrou que a união de esforços tem pautado as ações do governo. “Esta parceria ocorre em prol de resultados, acima de interesses partidários ou ideológicos. Apesar das dificuldades e limitações, estamos conseguindo, através das parcerias, aumentar o atendimento à população”, disse.
Até o momento, 87% da obra está concluída e a expectativa é entregar a ampliação do hospital em dezembro deste ano. Estão sendo realizados acabamentos como pintura, instalação elétrica e esquadrias. A área física do hospital será ampliada em 70%. Serão 150 novos leitos de internação, o que poderá até triplicar a capacidade da emergência.
O ministro da educação falou sobre os desafios que ainda estão por vir. “Vamos criar um grupo de trabalho com município, Estado e representantes das instituições para traçar um plano para colocar a estrutura em funcionamento. Não basta entregar a obra, temos que operacionalizá-la”, lembrou o ministro Rossieli Soares da Silva.
O secretário municipal da Saúde, Erno Harzein, colocou a secretaria à disposição para ajudar no grupo de trabalho e traçou um paralelo entre a inauguração do Hospital Santa Ana e do HCPA.“O novo hospital, casado com a ampliação do Hospital de Clínicas, vai equilibrar a rede assistencial da cidade por muitos anos. Será um impacto muito importante para a saúde do Estado”, comemorou o secretário.
O ministro Eliseu Padilha também destacou a importância do hospital não somente para o Estado, mas para o país. “O governo federal reconhece o Hospital de Clínicas como um pólo de desenvolvimento em saúde no Brasil, visto que muitas famílias atravessam o país para fazer tratamento de qualidade aqui”, destacou.
A obra começou a ser realizada em junho de 2014. Os dois anexos que estão sendo erguidos aumentarão a emergência do Clínicas de 1,7 mil metros quadrados para 5 mil metros quadrados. Cada um dos novos prédios terá dois estacionamentos.
Algumas áreas que serão ampliadas
• Emergência: de 1.700 m² para 5.159 m².
• Bloco Cirúrgico / Centro Cirúrgico Ambulatorial: de 28 para 41 salas.
• Centro de Tratamento Intensivo: de 54 para 110 leitos.
• Hemodinâmica: de três para quatro salas.
• Recuperação Pós-anestésica: de 22 para 90 leitos + 60 poltronas de recuperação.
• Hemodiálise: de 19 poltronas para 34 leitos para adultos + dois pediátricos.
• Hospital-dia: de seis poltronas para 16 leitos para adultos + quatro pediátricos.
• Endoscopia: de cinco para 10 leitos.
• Fisiatria: novo ginásio para atividades de reabilitação.
• Infraestrutura para ensino e eventos: novos auditórios, salas de aulas e de estudos.
• Recepção e registro de pacientes ambulatoriais: instalações ampliadas, modernizadas e humanizadas.
• Estacionamento: 722 novas vagas cobertas.
Além do prefeito, ministros e secretário da saúde, participaram do evento o vice-prefeito Gustavo Paim, os secretários estaduais da educação, Ronald Krummenauer, da saúde Francisco Paz, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Rui Oppermann, além da diretora-presidente do HCPA, professora Nadine Clausell e representantes das instituições.
Texto de: Elisandra Borba
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.