A comunidade do bairro Mário Quintana compareceu em peso na primeira edição do programa Prefeitura nos Bairros, realizada neste sábado, 10. O dia de sol ajudou a fortalecer a proposta de parceria entre os serviços públicos municipais, moradores e iniciativa privada. O mutirão, que contou com atividades de apoio social, cultura, esportes e saúde, foi realizado no Parque Chico Mendes e serviu para marcar o lançamento do programa. (fotos)
A parte central do parque foi tomada por famílias, que assistiram às apresentações de artistas locais no ônibus-palco, veículo que é símbolo do Prefeitura nos Bairros. Os serviços de apoio social, saúde, educação, defensoria pública ficaram localizados nas alamedas do parque e ofereceram atendimentos e informações aos moradores. “Muito bom esse tipo de encontro para o pessoal se conhecer. As famílias daqui são boas, mas tá difícil, o povo sofre muito”, disse a irmã Gentila Segatto, que atua na região desde 1976 e foi homenageada pela prefeitura pelo seu trabalho social com o Clube de Mães Bárbara Maix.
“Nunca tinha visto este lugar tão movimentado. Normalmente só fico eu com meu alto-falante de verdureiro animando o pessoal”, contou Jair Silva Gonçalves, o Poeta, que mantém uma pequena rádio no local nos finais de semana.
Comércio – Trinta e oito pequenos comerciantes da região foram autorizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico a trabalhar no Parque Chico Mendes neste sábado. O sistema ajudou a alimentar os adultos e a criançada, que pôde se divertir com as brincadeiras e jogos organizados por projetos da secretaria de Educação. “Só de pastel vendi mais de setenta”, disse Elisângela Carvalho.
Pé na realidade – Com a presença de vereadores, secretários municipais, do vice-prefeito Gustavo Paim e do prefeito Nelson Marchezan Júnior, o programa, que será realizado quinzenalmente nas áreas mais carentes de Porto Alegre, foi lançado oficialmente. “É preciso que todos saiam dos gabinetes e coloquem o pé na realidade. Esse programa não é para fazer serviço, isso é obrigação, é para chegar nas pessoas mais humildes, que muitas vezes não têm roupa nem dinheiro para chegar até nossas estruturas”, afirmou o prefeito.
“É bom que a gente se conheça, tem muita coisa boa por aqui, a gente luta por casa, por asfalto, não é só violência como dizem”, lembrou a líder comunitária Denise Flores durante o lançamento da iniciativa. O mutirão contou com as parcerias do Sinduscon, Sesc, Sociedade Israelita, Sebrae, Erva-Mate Barão, Defensoria Pública e 37 serviços ofertados pela prefeitura. “Todos as demandas pedidas estão em andamento, todos os serviços foram oferecidos. Essa parceria veio para ficar. Esse é o começo, um símbolo”, conta o secretário municipal de Cultura, Luciano Alabarse, coordenador do projeto.