PSDB – RS

Em Porto Alegre, Prefeitura nos Bairros levou atrações às comunidades das ilhas

Para fomentar o comércio durante o programa Prefeitura nos Bairros, realizado nesse sábado, 24, na Praça Salomão Pires, na Ilha da Pintada, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) autorizou, à pedido da comunidade local, o comércio de alimentos, artesanatos e diversos tipos de produtos. A feira beneficiou mais de 20 moradores que tiveram aumento no volume de negócios. A presença da Secretaria Municipal de Educação (Smed) garantiu a diversão da criançada, com atrações lúdicas. (Banco de Imagens) (Flickr)
Enquanto algumas pessoas da comunidade aproveitavam para fazer uma renda extra, como Kátia Araújo, outras assistiam às apresentações artísticas no ônibus-palco. Kátia vendeu todos os pastéis e, no final da feira, já tinha transferido as suas atenções para a venda da batata chips, que frita na hora. “Vendi tudo o que eu tinha de carne e de salsicha, agora estou só na batata chips. O movimento está muito bom”, disse a feirante, moradora da Pintada.
No sarau literário, promovido pela Smed, as crianças se divertiram com o Baú de Histórias carregado com 80 livros, projeto itinerante destinado às creches conveniadas que não contam com bibliotecas. Moradores da região, João Pedro Machado, 7 anos, Soraia Alves, 8 anos, e Jorge Pires, 10 anos, participaram das brincadeiras no pula-pula, da oficina de reciclagem de materiais lúdicos e das atividades de pintura e jogos educativos desenvolvidas pelos visitadores do Programa Primeira Infância Melhor, o PIM/PIÁ. Servidoras da secretaria também promoveram atividades de canto e, no ônibus-palco, o professor da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ilha da Pintada, Alexandre Santos, animou a plateia com a oficina de música interativa “Compasso da Ilha”, envolvendo crianças e adultos nas coreografias.
Corte de cabelo – Entre as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o serviço de embelezamento, corte de cabelo masculino e barbearia foram bastante procurados. A parceria com o Senac viabilizou o atendimento de 29 moradores. O público foi, em grande parte, de crianças e adolescentes.
Acesso à Internet – A Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) lançou durante o evento um ponto de wi-fi livre na Praça Salomão Pires. O sinal permanecerá ativo para proveito da comunidade.

/gestao

Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Ver mais