As obras da orla do Guaíba atingiram 80% de execução nesta quinta-feira, 29. A primeira parte da revitalização, iniciada em outubro de 2015, se estende ao longo de 1,3 quilômetro do Gasômetro à Rótula das Cuias. O investimento é de cerca de R$ 68 milhões, com financiamento da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. (fotos)
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Elizandro Sabino, a parte mais complexa da infraestrutura, como as fundações em água e instalação de redes de média tensão, esgoto, água e gás já estão concluídas. As passarelas, os postes inclinados e os decks também já estão 100% instalados. “Agora estão sendo efetuados detalhes que levam um pouco mais de tempo, como acabamentos internos das edificações, passeios, ciclovias, o piso iluminado (300 metros de chão com pontos de fibra ótica embutida no concreto) e implantação vegetal”, explica.
Daqui a cerca de quatro meses, porto-alegrenses e turistas poderão usufruir das novas passarelas metálicas, que possibilitam “caminhar sobre as águas” do lago Guaíba, e ver o pôr do sol dos decks de madeira. A equipe de coordenação das obras da Orla mantém a previsão de conclusão dos trabalhos deste trecho para outubro deste ano, mas ressalta que o prazo estimado pode sofrer alterações de acordo com as condições climáticas.
Acompanhe o estágio de execução:
– Praça Júlio Mesquita: 100% (inaugurada) – Praça em frente à Usina do Gasômetro, revitalizada por meio da obra da orla.
– Postes inclinados: 100% – Postes imponentes inclinados em 25° destinados à iluminação pública de todo o complexo.
– Passarelas: 100% – Estrutura metálica que adentra o rio, para passeio e contemplação de flora aquática nativa.
– Decks: 98% – Estrutura de grande dimensão, que avança sobre a água, com piso em madeira Itaúba, destinada à contemplação do rio e do pôr do sol.
– Ancoradouro: 91% – Estrutura de grande dimensão, situada atrás da Usina, que avança sobre a água, com piso em madeira Itaúba, destinada a receber embarcações.
– Reservatório: 86% – Estrutura metálica de 23 metros de altura destinada a reservar água para abastecer todo o complexo, revestida em aço Cortein perfurado.
– Infraestrutura: 78% – Redes de energia elétrica, água, esgoto, pluvial e gás natural.
– Edificações: 75% – Compreendem quatro bares, dois ambulantes, um vestiário e uma edificação para segurança. Todas as edificações são térreas ao nível próximo do rio e suas coberturas de concreto funcionam como mirantes ao nível da av. Edvaldo Pereira Paiva.
– Bar Quase Meia-Noite: 63% – Restaurante circular com piso, teto e fechamentos laterais em vidro.
– Arquibancadas: 60% – Estruturas em concreto armado destinadas a contemplação e acesso ao rio.
– Passeios: 58% – Duas Ciclovias (uma no nível da avenida Edvaldo Pereira Paiva e outra no nível do rio) e pavimentações gerais, incluindo um piso iluminado em fibra ótica e pavimentação em concreto em todo entorno da Usina.
– Bilheteria: 42% – Edificação que engloba a antiga tremonha, projetada para servir de bilheteria ao ancoradouro, revestida em vidro e aço Cortein perfurado.
– Implantação Vegetal: 28% – Ainda não se iniciaram os serviços de restauração de obras e construção de quadras esportivas. Conforme planejado, os referidos serviços devem ser executados na fase final da obra.
Texto de: Isabel Lermen
Edição de: Paulo Cesar Pinheiro Flores dos Santos
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