PSDB – RS

Em reunião com a bancada, Serra faz diagnóstico da crise que atinge a economia brasileira

reuniãoLíder do PSDB na Câmara durante três anos na década de 90, o senador José Serra (SP) participou nesta terça-feira (5) de reunião com os deputados da legenda para debater o cenário econômico e o ajuste fiscal. Serra fez uma análise das razões que levaram o Brasil a amargar a atual crise, marcada por fatores como baixo crescimento, inflação aquecida e juros nas alturas.

Para o tucano, no seu primeiro mandato Dilma deveria ter turbinado a economia em três setores: infraestrutura, comércio exterior e petróleo, mas não foi isso que aconteceu. Serra também alertou para as consequências das seguidas elevações da Selic. Apenas com a decisão da última semana, quando o Banco Central aumentou a taxa básica de juros de 12,75% para 13,25% ao ano, o aumento das despesas do setor público será de R$ 8 bilhões anualizados.

O senador classificou de “ajuste desajustado” o pacote de ações conduzido pelo ministro da Fazenda de Dilma. Além de não ter perspectivas de médio e longo prazos, o ajuste está provocando efeitos como a retração dos investimentos. O tucano destacou ainda entrevista publicada no último dia 28 pelo jornal “Valor Econômico” na qual o senador faz um diagnóstico do quadro econômico atual e aponta caminhos alternativos para a condução da política macroeconômica (acesse AQUI).

*Do portal do PSDB na Câmara

Ver mais