O Centro de Saúde São João da Reserva, localizado no interior de São Lourenço do Sul, é o único hospital rural em plena atividade do Brasil. Em média, são três mil atendimentos por mês, até mesmo pacientes vindos de outros municípios da região Sul do Estado. Uma emenda federal no valor de R$ 150 mil, articulada pelo deputado Pedro Pereira (PSDB), foi indicada pelo ex-deputado federal, Nelson Marchezan Júnior.
O recurso, liberado em novembro do ano passado, garantiu a compra de materiais hospitalares e medicamentos aos pacientes, para um período de cinco meses, de dezembro a abril, contou um dos administradores do Centro de Saúde, Carlos Emanuel Bolico. “Este tipo de emenda para nós é muito valiosa, pois trabalhamos com planejamento. Conseguimos negociar com os fornecedores e garantimos preços mais atrativos”, comemorou.
Na última semana, o deputado Pedro Pereira visitou a instituição, acompanhado do assessor parlamentar Emílio Lessa. Eles foram recebidos pelos administradores Aloisio Gularte e Emanuel Bolico. “Fico muito feliz em ver que este recurso foi bem aplicado. Eu sempre digo que não se faz saúde sem dinheiro. Essa parceria com os nossos deputados federais vai continuar. Recentemente articulei com o deputado federal Daniel Trzeciak, a indicação de mais R$ 100 mil ao Centro de Saúde São João da Reserva. Vamos aguardar a liberação deste novo recurso” declarou Pereira.
De acordo com Emanuel Bolico, o Centro de Saúde São João da Reserva possui 61 leitos e conta com um corpo clínico de 30 médicos de diversas especialidades. “Nos últimos cinco meses, por exemplo, realizamos 16.275 atendimentos. Na área de oftalmologia 600 pacientes foram atendidos e 70 cirurgias de catarata realizadas. No mesmo período, foram 270 internações de média complexidade, 100% SUS”, explicou.
Texto: Rafael Ribeiro (Jornalista – MTE 17665)