PSDB – RS

Empreiteiros admitem que pagamentos ao ex-ministro José Dirceu eram propina

empreiReportagem publicada neste domingo (22) pelo jornal Folha de São Paulo revela que um dos empreiteiros acusados de participar do esquema de corrupção descoberto na Petrobras admitiu  a investigadores da Operação Lava Jato: Pagamentos feitos à consultoria do ex-ministro José Dirceu eram parte da propina cobrada pelo esquema.

Preso em Curitiba, o presidente da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, afirmou que os pagamentos a Dirceu eram descontados de comissões devidas ao PT. Um representante de outra empreiteira sob suspeita, a Camargo Corrêa, revelou que a empresa decidiu contratar os serviços de Dirceu por temer que uma recusa prejudicasse seus negócios com a Petrobras

Empresas investigadas pagaram R$ 9,5 milhões para consultoria do ex-ministro. Esses relatos de empreiteiros teriam sido feitos em reuniões com investigadores da Operação Lava-Jato e não em depoimentos formais. Mas chamaram a atenção por revelar a forma como o ex-ministro José Dirceu se aproximou de fornecedores da Petrobras.

O ex-ministro ganhou como consultor R$ 29,2 milhões entre 2006 e 2013. Pelo menos um terço desse dinheiro entrou na sua conta durante o seu julgamento no Supremo Tribunal Federal por seu envolvimento com o mensalão.

Leia aqui a íntegra da reportagem, entre 2012 e 2013.

Ver mais