PSDB – RS

Equipe do Plano de Mobilidade apresenta relatório à prefeita Paula

Nesta quinta-feira (29), a equipe técnica e executiva do Plano de Mobilidade Urbana de Pelotas entregou um relatório relativo à primeira etapa da construção do documento à prefeita Paula Mascarenhas. O registro é fruto de um trabalho que começou em outubro de 2017 e foi intensificado a partir de abril deste ano, com a realização de consultas à comunidade e instituições, pesquisas, levantamento de dados, entre outros. Cerca de 50% do Plano já foi finalizado e maio é o mês previsto para a sua conclusão.

Fotos: Gustavo Vara

Entre as etapas vencidas, estão a participação da população pelotense, que pôde elencar suas prioridades para a área – de forma presencial e virtual –, a realização de seminários temáticos e encontros com diversas representatividades como, taxistas, agentes de trânsito, mototaxistas, instituições públicas e técnicos das universidades.

Um inventário, constando aspectos socioeconômicos, características da mobilidade pelotense e pesquisas (em domicílios, em pontos no cordão externo da cidade e junto a órgãos que gerenciam o transporte intermunicipal de passageiros) também foi elaborado. O relatório também será apresentado na Câmara Municipal de Pelotas, na próxima semana; os 21 vereadores integraram o processo de construção do documento.

“Terminamos uma etapa importante do Plano que, sem dúvidas, será o mais econômico, exequível e eficiente possível. O próximo passo é definir as diretrizes e os planos de ações, que serão o legado para esta gestão e as próximas”, destacou o diretor da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Luiz Fernando van der Laan.

Entre os principais objetivos delimitados no documento está buscar a acessibilidade universal e torná-la um fator de inclusão social; elaborar projetos que qualifiquem o calçamento da cidade; deixar o transporte público mais atraente; priorizar o deslocamento de pedestres e ciclistas; executar intervenções que contribuam com a qualidade ambiental; e assegurar a participação pública nos processos de decisão. Reuniões para apresentar o resultado final à população estão programadas para ocorrer em abril, acrescenta van der Laan.

“A acessibilidade universal que idealizamos é para que todas as pessoas possam ir aonde desejam, sem dificuldades de deslocamento”, explicou o coordenador técnico do Plano, o arquiteto Evaldo Kruger.

Projetos de acessibilidade para pessoas com deficiência foram apontados pela prefeita como prioridade; ela também mencionou a importância de interligar as secretarias municipais no trabalho de qualificação da mobilidade pelotense, a fim de contemplar todos os setores e atuar de forma multidisciplinar.

Acompanharam a reunião os secretários de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam; de Qualidade Ambiental, Felipe Perez Fernandez; e de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams; além do engenheiro da STT, Horácio de Oliveira.

Ver mais