Em audiência realizada na manhã de sexta-feira (21) na sede da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), organizada pela Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Ferrovia Norte Sul, Frente Parlamentar Mista de Ferrovias do Congresso Nacional e Bancada Federal gaúcha, com a presença do Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, foi apresentado o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) do trecho sul da Ferrovia Norte Sul.
Conforme Mário Mandolfo, Diretor de Planejamento Interino da Valec, o trecho gaúcho da ferrovia Norte Sul terá uma extensão de 833km, e deverá abranger 29 municípios, entre eles Seberi, Palmeira das Missões, Panambi, Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Cristal e Rio Grande. Conforme o EVTEA foram analisadas seis alternativas de trecho de Chapecó/SC a Rio Grande/RS até ser definido o traçado referencial.
A deputada Zilá Breitenbach (PSDB), coordenadora da Frente Gaúcha, falou sobre a importância da mobilização em torno da obra. “A Ferrovia Norte-Sul é estratégica para a economia nacional, ela representa maior segurança no transporte, maior integração entre os estados brasileiros e países do Mercosul, menor impacto ambiental com redução da emissão de poluentes e menor custo”, enfatiza.
Em seu pronunciamento a deputada destacou o empenho dos parlamentares gaúchos, estaduais e federais, que trabalham o tema há cerca de 10 anos e apesar das dificuldades nunca deixaram de acreditar e trabalhar para que a obra se torne realidade. “Temos o estudo do traçado, agora precisamos nos unir e buscar investidores para que a obra saia do papel. Lembrando que o corredor leva em conta o menor custo, toda a questão ambiental e também a densidade dos demais modais, como o rodoviário e hidroviário”, explica Zilá.
Ao final da reunião ficou definido que as frentes parlamentares em defesa da ferrovia, estadual e federal, os deputados federais e estaduais organizarão uma próxima reunião, com a presença do governador e empresários gaúchos, visando dar continuidade a procura de investudores para a obra.
Também participaram da reunião: o secretário de Transportes e Mobilidade do Estado, Pedro Westphalen, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum, o presidente da Fiergs, Heitor Muller, o diretor interino da Valec Engenharia, Mario Rodrigues Junior, os deputados estaduais: Gilmar Sossela (PDT); Marcelo Moraes (PTB); Missionário Volnei (PR), João Reinelli (PV), Valdeci Oliveira e Altemir Tortelli (PT), a senadora Ana Amélia Lemos (PP), deputados federais, prefeitos, vereadores, e empresários gaúchos.
Att. Bethania Haas Loblein
Jornalista – MTB 10359