PSDB – RS

Evento na Fenadoce discute a Violência Contra a Pessoa Idosa

Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído em 2006 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta terça-feira (12), o Conselho Municipal do Idoso (CMI), a Associação Beneficente de Aposentados e Pensionistas de Pelotas (Abapp) e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) promoveram uma evento voltado à Violência contra os Idosos, para discutir a necessidade de articulação em rede para o enfrentamento da violência. A meta é o fortalecimento das mais diversas formas de prevenção, para garantir um envelhecimento digno, saudável e pleno.

Fotos: Gustavo Mansur.

 Com palestras e mesa redonda, o evento abordou as diversas formas de violência doméstica e institucional contra a pessoa idosa, e buscou disseminar a ideia de não aceitá-la como normal, uma vez que a violência é uma grave violação aos Direitos Humanos.

 Presidente do CMI, Dorval do Nascimento Osório destacou a importância de se assegurar os direitos sociais dos idosos e sua autonomia e participação na sociedade. Pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSul, Gisela Loureiro Duarte, que também integrou a mesa de abertura, antecipou que está em tratativas a criação de um curso técnico para Cuidador de Idosos. Outro integrante da mesa de abertura, o vereador Salvador Ribeiro (PMDB), atual presidente da Abapp, lembrou aos idosos presentes que aqueles que têm apenas um imóvel e recebem até três salários mínimos podem solicitar a isenção do IPTU na Secretaria da Fazenda até setembro.

 Servidora do Departamento de Assistência Social da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, a assistente social Ana Maria Duarte foi a primeira palestrante do evento. Ela lembrou que idosos de todos os status socioeconômicos, etnias e religiões são vulneráveis a maus-tratos. No Rio Grande do Sul, há 1,8 milhão de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 16% da população gaúcha. Para cada 100 mulheres idosas, há cerca de 76 homens.

 A segunda palestrante foi a delegada de Polícia Maria Angélica Gentilini da Silva, que abordou a violência contra idosos no Município de Pelotas.

Ver mais