PSDB – RS

Falta de planejamento faz Petrobras desperdiçar gás natural ao reinjetá-lo no subsolo

petrobras-sede1-foto-divulgacao-1-300x182Brasília (DF) – Os desmandos do governo da presidente Dilma Rousseff estão cada vez mais causando prejuízos gigantescos à Petrobras. Em janeiro, a estatal reinjetou nos reservatórios de petróleo um volume de gás natural equivalente ao que o país importa da Bolívia. Apesar de ter sido produzido, o gás não chegou ao mercado por falta de infraestrutura de transporte até o continente. As informações são do jornal Folha de S. Paulo desta segunda-feira (4).

O crescimento acelerado da reinjeção de gás acompanha o aumento da produção de petróleo no pré-sal. Na avaliação de especialistas, o cenário é reflexo da falta de planejamento da estatal. “O Brasil está desperdiçando um recurso nacional enquanto importa de outros países”, afirmou o consultor da Câmara dos Deputados e especialista em petróleo e gás Paulo César Ribeiro Lima.

Enquanto reinjetou 30,4 milhões de metros cúbicos por dia nos poços em janeiro, a Petrobras gastou US$ 154,5 milhões importando 31,7 milhões de metros cúbicos por dia da Bolívia. Além disso, pagou US$ 115,7 milhões para comprar 14,1 milhões de metros cúbicos por dia na forma de gás natural liquefeito (GNL).

O jornal explica que, caso houvessem gasodutos para trazer o gás do pré-sal ao mercado, parte desses recursos seria economizada. O volume de reinjeção de gás natural nos reservatórios de petróleo registrou, em janeiro, o equivalente a quase três vezes a média de 2013.

Preocupação

De acordo com a reportagem, preocupa o mercado o fato de que grande parte da reinjeção é feita na Bacia de Santos, onde estão os campos do pré-sal. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em janeiro, a Petrobras aproveitou cerca de metade da produção de gás na região: dos 38,1 milhões de metros cúbicos produzidos por dia, apenas 19,9 milhões chegaram ao mercado.

Ver mais