PSDB – RS

Financiamento de carros volta a crescer após crise

Após anos de queda provocada pela recessão econômica deixada ao país pelos governos do PT, o financiamento de carros novos voltou a crescer no Brasil. Reportagem da revista Isto É publicada nesta segunda-feira (3) revela que, em maio, as concessões de crédito não subsidiado para o setor somaram R$ 7,3 bilhões, o que significa alta de 23,2% em relação a abril deste ano e crescimento de 5,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

De acordo com a matéria, a queda dos juros e os primeiros sinais de recuperação econômica do país serviram para animar o setor automotivo. No entanto, o presidente da plataforma Webmotors, Fernando Miranda, alertou que a evolução ainda é tímida e que é preciso esperar os próximos meses para se ter uma real noção do panorama do setor.

Já para o diretor do Santander Financiamentos, André Novaes, a consolidação da retomada deve chegar até o final do ano. A expectativa do executivo é baseada na queda esperada para o desemprego e para a Selic, a taxa básica de juros da economia. Analistas consultados pelo Banco Central no último relatório Focus projetam que a Selic encerre o ano em 8,5% ao ano, bem abaixo dos atuais 10,25%.

A revista afirmou ainda que o desempenho do setor em maio foi positivo. Entre os automóveis leves, foram financiadas 97.154 unidades novas no mês, alta de 12,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já as vendas parceladas de carros usados totalizaram 259.601 unidades, aumento de 22,1% quando comparado com o mesmo período de 2016.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria na revista Isto É.

Ver mais