Proponente da frente a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) adianta que deverão ser realizadas audiências no interior do estado para debater o assunto.
Com o objetivo valorizar e estimular o melhor aproveitamento da pesquisa agropecuária nos diferentes sistemas produtivos, agregando assim mais valor as matérias-primas agropecuárias, foi instalada na tarde de quarta-feira (17) a Frente Parlamentar em Defesa da Pesquisa Agropecuária Gaúcha.
A solenidade realizada no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa reuniu deputados, representantes das secretarias estaduais de Agricultura; Ciência e Tecnologia; e Desenvolvimento Rural e Cooperativismo; Assep (Associação dos Servidores da Pesquisa Agropecuária), FEPAGRO (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária), OCERGS-SESCOOP/RS; UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul); FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) e FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul).
Conforme a deputada Zilá Breitenbach (PSDB), coordenadora da Frente, acontecerão audiências públicas no interior do Estado buscando mais informações sobre a atual situação das pesquisas agropecuárias no Rio Grande do Sul, e também apresentando o trabalho desenvolvido para que a população conheça o que é realizado pelas entidades de pesquisa e que estão presentes em nosso cotidiano, para assim valorizar estes profissionais.
Antes da instalação da frente parlamentar, a deputada tucana esteve reunida com os secretários estaduais de Agricultura; Ciência e Tecnologia; e Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, buscando apoio para o trabalho que será realizado.
“Fui procurada ainda em 2014 pela direção da Assep para tratar sobre a importância da criação de uma Frente Parlamentar visando dar mais visibilidade às pesquisas desenvolvidas na FEPAGRO apesar de todas as dificuldades encontradas, e assim valorizar o trabalho de cada um dos servidores, fortalecendo a instituição, e contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, explica Zilá.
Para o diretor da Fepagro, Carlos Oliveira, a instalação da frente é o coroamento de um trabalho que vem sendo realizado já há algum tempo. Além disto, Oliveira enfatizou o trabalho desenvolvido pela entidade e convidou todos a visitarem as unidades da Fepagro e buscarem mais informações sobre as pesquisas que são feitas pela entidade.
O secretário adjunto de Agricultura, André Petry, declarou que a pesquisa é referência para o desenvolvimento do setor primário e reafirmou o apoio da secretaria à frente parlamentar. “Temos um quadro de funcionários qualificadíssimos na área, e interesse em realizar ações para aprimorar o setor”, enfatizou.
Encerrando os pronunciamentos o presidente da Assep, Samuel Mazzinghy Alvarenga, destacou que a associação vai trabalhar para que esta não seja apenas mais uma frente parlamentar. “A criação de um espaço na Assembleia para debater a valorização da pesquisa no RS auxiliará a chamar atenção para o setor. Por isto reafirmamos nosso compromisso em trabalhar para que esta seja uma frente ativa e que apresente resultados concretos”.
Da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa RS