PSDB – RS

Governo Dilma é reprovado por maioria dos brasileiros em seis de nove áreas, diz Ibope

Dilma-Foto-Antonio-Cruz-ABr2-300x199Brasília – Além da queda de oito pontos na aprovação da presidente Dilma Rousseff, a última pesquisa CNI/Ibope revela um aumento da insatisfação da população com o governo federal em várias áreas, inclusive naquelas em que alcança melhor avaliação.

De acordo com o Ibope, o governo petista é reprovado pela maioria da população em seis de nove áreas: segurança pública, saúde, impostos, combate à inflação, taxa de juros e educação.

A maior deterioração da avaliação do governo ocorreu na política de combate à inflação. O percentual de desaprovação subiu de 47% para 57%, enquanto a aprovação caiu de 48% para 38%.

A política de impostos também registrou uma piora no quadro. O percentual dos que reprovam o governo nessa área aumentou de 60% para 64%. Na área de taxa de juros, a insatisfação cresceu de 50% para 54%.

Dilma é reprovada ainda por 67% dos brasileiros na segurança, 66% na saúde e 51% na educação.

A insatisfação da população aumentou também nas áreas em que o governo é mais bem avaliado. Na área de combate à fome e à pobreza, a desaprovação subiu de 34% para 38%. No combate ao desemprego, a avaliação negativa passou de 40% para 45%. Já na área de meio ambiente, a desaprovação saltou de 36% para 39%.

O Ibope constatou também aumento do pessimismo dos brasileiros com o restante do governo Dilma. Nesse item, o percentual dos que acreditam que será péssimo ou ruim subiu de 8% para 14%.

A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 11 de junho, com 2.002 entrevistas em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Ver mais