O compromisso do governo Eduardo Leite com a qualificação permanente das forças de segurança pública se concretiza por meio de ações efetivas, como nomeações recentes e o anúncio de novo concurso público. Essa é a avaliação da deputada estadual Delegada Nadine (PSDB) sobre a autorização, feita pelo governador Eduardo Leite, para a abertura de 2.734 vagas na área de segurança pública do Rio Grande do Sul.
As vagas, anunciadas nesta semana, serão destinadas à Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto-Geral de Perícias, com editais previstos para 2025. A iniciativa faz parte da política de reposição de efetivos adotada desde 2019, assegurando a continuidade das operações das forças de segurança no Estado. As oportunidades incluem 1.200 soldados, 30 oficiais especialistas em saúde e 120 alunos-oficiais para a Brigada Militar; 30 delegados, 360 escrivães e 360 inspetores para a Polícia Civil; 400 soldados para o Corpo de Bombeiros; e 70 peritos criminais, 54 peritos médico-legistas e 110 técnicos em perícia para o Instituto-Geral de Perícias.
Além disso, o governador nomeou recentemente 504 novos servidores penitenciários para a Polícia Penal gaúcha, sendo 435 agentes penitenciários e 69 agentes administrativos. Desde 2019, 3.991 aprovados em concursos já foram chamados para reforçar o setor. Com investimentos de R$ 1,41 bilhão até 2026, o Estado avança na construção de novas unidades prisionais, reformas, modernização das estruturas e retomada do controle das guaritas pelos agentes penitenciários.
Delegada Nadine enfatizou a importância das nomeações e do novo concurso para a reestruturação e fortalecimento do sistema de segurança pública. “Essas medidas são fundamentais para garantir maior eficiência na gestão e segurança aos gaúchos”, concluiu.
Jornalista responsável: Luís Gustavo Machado (MTE 15280)
Foto: Marcelo Oliveira | Agência AL/RS