PSDB – RS

Governo Eduardo Leite lança programa Jovem de Futuro

O governo do Estado, por meio de um acordo de cooperação entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco, lançou na manhã desta terça-feira (26) o programa Jovem de Futuro. O seminário de lançamento está sendo realizado no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul e foi aberto pelo governador Eduardo Leite, a titular da Seduc, Raquel Teixeira, e o superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques. O evento faz parte de uma série de ações que vão ocorrer ao longo dos próximos oito anos.

Criado em 2007, o Jovem de Futuro atua em parceria com secretarias estaduais de Educação, implementando uma metodologia de gestão educacional para o avanço contínuo da educação. O intuito é ampliar a permanência e melhorar o desempenho de estudantes dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio. O Rio Grande do Sul se junta a outros dez Estados que já executam as ações desenvolvidas pelo Instituto Unibanco.

Leite exaltou o processo de construção e aperfeiçoamento do capital humano e todo o trabalho que precisa ser feito pelos profissionais da educação para alcançar esse objetivo. “Algo que deve ser maior para todos nós é a construção do futuro do nosso Estado, e para fazê-la melhor, ela passa fundamentalmente pelo capital humano que nós vamos construir desde já, todos os dias, nas nossas escolas”, afirmou.

Com o programa, o Estado espera melhorar a qualidade do ensino na rede pública estadual, implementando a metodologia Circuito de Gestão, estruturada em cinco eixos: governança e gerenciamento, monitoramento e sistemas, formação e mobilização, gestão de dados e conhecimentos, assessoria técnica e sistematização. Também serão realizadas formações de profissionais e assessoramento técnico para diretores, equipes pedagógicas e servidores da equipe central e das coordenadorias regionais de educação (CREs).

A primeira fase da implementação do programa ocorrerá em 20 CREs, que foram selecionadas por meio de um sorteio e abarcam um total de 696 escolas da rede estadual de ensino. As seguintes regionais foram escolhidas para iniciar o Jovem de Futuro em 2024:

1ª CRE – Porto Alegre
2ª CRE – São Leopoldo
5ª CRE – Pelotas
6ª CRE – Santa Cruz do Sul
9ª CRE – Cruz Alta
10ª CRE – Uruguaiana
11ª CRE – Osorio
14ª CRE – Santo Ângelo
17ª CRE – Santa Rosa
19ª CRE – Santana do Livramento
20ª CRE – Palmeira das Missões
23ª CRE – Vacaria
24ª CRE – Cachoeira do Sul
25ª CRE – Soledade
27ª CRE – Canoas
28ª CRE – Gravataí
32ª CRE – São Luiz Gonzaga
35ª CRE – São Borja
36ª CRE – Ijuí
39ª CRE – Carazinho.

Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Ver mais